RELATÓRIO: ANÁLISE TÁTIL VISUAL
Por: andersonxp60 • 12/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.501 Palavras (7 Páginas) • 671 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO UNIFICADO OBJETIVO
Henrique Bernardo Amorim Melo
Tacyele Cristina da Silva
Anderson Ferreira de Andrade
Irya Rocha dos Santos
Eduardo Henrique Avelar de Souza
RELATÓRIO:
ANÁLISE TÁTIL VISUAL
TESTE SUBMERSO
Goiânia, fevereiro de 2016.
Henrique Bernardo Amorim Melo 02290004170
Tacyele Cristina da Silva 02290004575
Anderson Ferreira de Andrade 02290004120
Irya Rocha dos Santos 02290004077
Eduardo Henrique Avelar de Souza 02290004096
ANÁLISE TÁTIL VISUAL:
TESTE SUBMERSO
Relatório referente ao experimento realizado
pelos alunos do 7º período (2016/1) turma A,
da aula laboratorial da disciplina de Mecânica
dos Solos, do curso de engenharia civil da
Faculdade Objetivo.
Professor: Everton Narciso de oliveira
Goiânia, fevereiro de 2016.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 4
DESENVOLVIMENTO 5
Materiais Utilizados: 5
Areia 5
Argila 5
Silte 5
Teste de submersão 5
Ensaio 6
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 8
INTRODUÇÃO
A análise do solo para uma obra na construção civil, é de extrema importância, para observar, analisar e concluir o tipo de solo que se tem, as condições que ele se encontra, se é adequado para o tipo de construção que se deseja para o local, dentre outras observações. Segundo o autor Carlos de Souza Pinto, a identificação do solo deve apresentar informações adicionais, sempre que for possível, quanto as características geológicas, pedológicas e termos regionais usados na área em estudo, bem como a presença de materiais não pertencentes ao solo, existência de vazios, raízes, etc.
OBJETIVO
O objetivo deste relatório é colher e apresentar dados, referente a três tipos de materiais: areia, silte e argila; no que diz a respeito à “análise tátil visual”, teste submerso. Buscaremos resultados através de um experimento relativamente simples, que consiste em submergir os materiais em água, assim observando os resultados. O mesmo será realizado pelos integrantes do grupo, para que seja feita a elaboração do relatório, sendo assim agregando conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
Materiais Utilizados:
- 3 recipientes de plástico (bacias)
- 2 Moldes de corpo de prova (para areia e argila) – CP’s
- Água
- Balde graduado
- Areia
- Silte
- Argila
- Cronômetro
- Vaselina
1.0 – Bacias 2.0 – CP’s 3.0 – balde graduado 4.0 - silte
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
O teste tátil visual é feito por meio de identificação, observando a reação dos solos ao seu manuseio. Após definido se o solo é areia ou um solo fino, então é determinado se o solo fino tem características de silte ou argila.
Areia
Em geral quando compactados apresentam maior resistência e menor deformidade, isso depende de outros fatores como a distribuição granulométrica e o formato dos grãos, sendo assim a compacidade é um fator importante.
Argila
Mais consistente que a areia tem como característica sua resistência. Sua consistência após o manuseio pode ser menor que no estado natural. A sensitividade da argila é uma característica importante pois indica seu índice de estrutura.
Silte
Está entre a argila e a areia. É solo fino como a argila e menos áspero que a areia.
Teste de submersão
O ensaio tem como finalidade observar a dispersão em água dos solos e seu comportamento. Nosso ensaio foi realizado no laboratório da faculdade Objetivo, que nos forneceu todos os equipamentos necessários. Para melhor moldagem dos torrões de areia e argila utilizamos pequenos moldes de CP’s (corpo de prova) “untados” com vaselina. Após compactados, esperamos aproximadamente 35 minutos para que o solo secasse. Para o silte utilizamos um torrão de silte in natura.
Ensaio
Areia – ao ser colocada na água, a areia dispersou-se rápido e notamos que o material afundou rapidamente, ficando no fundo do recipiente e não se homogeneizando com a agua, ou seja, a agua se manteve limpa. Podemos notar suas partículas bem visíveis e ásperas ao tato.
5.0 - Bacias 6.0 - CP de areia 7.0 e 8.0 - bacia com água e areia
[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
Silte – quando colocado na água foi se dissolvendo rapidamente, porem mais lento que a areia. Notamos o aparecimento de bolhas de ar. A água ficou totalmente suja. Restaram ainda materiais ao fundo e podemos notar com o tato que se trata de um material bem fino com partículas ainda perceptíveis.
...