RELATÓRIO DE ENSAIOS DE TORÇÃO COM MATERIAIS POLIMÉRICOS
Por: Tiago Lopes • 28/5/2021 • Artigo • 679 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU – CAMPUS PETROLINA
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
EDUARDO OLIVEIRA DA ROCHA – MAT. 01275227
HUGO GABRIEL PINTO DE SOUZA – MAT. 01272359
JEANE GOMES DE ANDRADE NOLASCO – MAT. 01248155
LEONARDO LUAN COELHO – MAT. 01261208
TIAGO LOPES DOS SANTOS – MAT. 01277707
RELATÓRIO DE ENSAIOS DE TORÇÃO
COM MATERIAIS POLIMÉRICOS
PETROLINA-PE,
2021
[pic 2][pic 3]
EDUARDO OLIVEIRA DA ROCHA – MAT. 01275227
HUGO GABRIEL PINTO DE SOUZA – MAT. 01272359
JEANE GOMES DE ANDRADE NOLASCO – MAT. 01248155
LEONARDO LUAN COELHO – MAT. 01261208
TIAGO LOPES DOS SANTOS – MAT. 01277707
RELATÓRIO DE ENSAIOS DE TORÇÃO
COM MATERIAIS POLIMÉRICOS
Relatório apresentado à disciplina de Tópicos Integradores II do curso superior de Engenharia Civil – UNINASSAU Petrolina.
Professor: Tácito Iago Dourado dos Santos.
PETROLINA-PE,
2021
[pic 4][pic 5]
SUMÁRIO
OBJETIVOS 4
INTRODUÇÃO 4
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 4
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
MEMÓRIA DE CÁLCULO 5
A) Limite de escoamento ao cisalhamento 5
B) Limite de resistência ao cisalhamento 6
C) Módulo de elasticidade transversal 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 7
OBJETIVOS
Primordialmente, o objetivo de um teste de torção é precisar o comportamento que um material ou corpo de prova apresenta quando sob forças de torção como repercussão de momentos aplicados que geram tensão de cisalhamento em torno do eixo. Os resultados estimáveis englobam: o módulo de tenacidade à torção, o módulo de resiliência à torção, o módulo de elasticidade transversal, o limite de resistência ao cisalhamento e o limite de escoamento ao cisalhamento. Os valores obtidos são importantes, pois podem ser utilizados para garantir a qualidade do produto e reproduzir as circunstâncias de emprego.
INTRODUÇÃO
Um dos ensaios amplamente utilizados na indústria de componentes mecânicos é o ensaio de torção, que consiste em uma aplicação de carga rotativa em um corpo de prova cilíndrico. Com isso, pode-se então, medir a deformação como o momento de torção aplicado, visto que se trata de um ponto fixo e um ponto que vai ser rodado até o ponto de sofrer uma fratura frágil. O ensaio traz como principais resultados, o limite de escoamento ao cisalhamento, limite de resistência ao cisalhamento e o modulo de elasticidade transversal.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento experimental foi realizado para um corpo de prova com material de cobre. Para o monitoramento do ensaio foi utilizado um software da AGELTEC previamente instalado no computador, o qual estava conectado à máquina de ensaio de torção, software esse que fornecia em forma de tabela e gráfico o momento em (newton metro) e o ângulo de rotação em º (graus) obtidos a partir de cada giro realizado pela manivela operada por um aluno. [pic 6]
De início, foram mensuradas as dimensões do corpo de prova e em seguida ele foi preso à máquina, primeiro na parte fixa e logo após na parte móvel para que pudesse ser iniciado o ensaio. A manivela foi girada até o momento da ruptura do corpo sempre buscando manter uma velocidade de giro constante para reduzir possíveis erros decorrentes de pausas, as quais não são lidas pelas células de carga da máquina.
...