REsíduos Abatedouros
Por: Catrindall • 12/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.389 Palavras (14 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA AMBINETAL
PROJETO DE PESQUISA
Caxias do Sul
2015
RESÍDUOS ORIUNDOS DE FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS
Projeto de Pesquisa apresentado como avaliação à disciplina de Seminários de Pesquisa na Universidade de Caxias do Sul. Professor Mateus Salvadori.
Caxias do Sul
2015
IDENTIFICAÇÃO
TÍTULO DO PROJETO: Resíduos oriundos de frigoríficos e abatedouros
NOME:
ENDEREÇO:
E-MAIL:
TELEFONE:
CURSO:
PROFESSOR ORIENTADOR: Mateus Salvadori
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tratamento de resíduos
INSTITUIÇÃO:
SUMÁRIO
Sumário
1. TEMA
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. PROBLEMA
4. HIPÓTESES
5. OBJETIVOS
6. JUSTIFICATIVAS
7. METODOLOGIA
8. CRONOGRAMA
9. ESTRUTURA
10. TEORIA DE BASE
11. DESENVOLVIMENTO
11.1 INTRODUÇÃO
11.2 RESÍDUOS ORIUNDOS DE FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
13. REFERÊNCIAS
1. TEMA
Resíduos oriundos de frigoríficos e abatedouros.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Resíduos gerados através do processo de abate de animais para consumo humano.
3. PROBLEMA
Em quais aspectos podemos minimizar o despejo de resíduos, e quais são as possíveis alternativas para os dejetos provenientes das indústrias de processamento de carnes.
4. HIPÓTESES
Os processos que envolvem o abate de animais, são realizados para a obtenção de carne e de seus derivados, destinados para o consumo humano. Através deste método, são gerados uma considerável quantia de resíduos, sendo assim, necessária a implantação de um gerenciamento de resíduos dentro das industrias, a fim de minimizar e reaproveitar um maior número de material a ser descartado posteriormente. Estes detritos de origem animal, tais como fragmentos cárneos, sangue, ossos, pelagens e entre outros, podem obter um fim menos poluente, sendo transformados em subprodutos que sejam de utilidade para o consumo humano, animal ou fertilizantes.
5. OBJETIVOS
Esta pesquisa têm como objetivo verificar o que realmente acontece com os restos animais, gerados no processo de obtenção de quaisquer corte de carne para consumo humano. Também, pretende-se apontar possíveis alternativas para a reutilização destes dejetos, ou dar um fim menos poluente a estes resíduos.
6. JUSTIFICATIVAS
Atualmente, contamos com a alta produtividade nos mais variados segmentos. Este fator, infelizmente vêm nos encaminhando a um elevado aumento na geração de resíduos, os quais podem contaminar o solo e a água, o que já vêm causando grandes danos ao meio ambiente e prejudicando a qualidade de vida. Antes disso, precisamos
entender que um resíduo é qualquer material considerado inútil, o qual foi gerado pela atividade humana, e que precisa ser eliminado (WIKIPÉDIA).
De acordo com a Norma Brasileira (NBR) 10004 (ABNT, 1987) os resíduos sólidos são resultantes das atividades industriais, agrícola, doméstica entre outros, incluindo os lodos das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE's), resíduos gerados em equipamentos e instalações de controle da poluição, os quais não podem ser lançados nos esgotos públicos, nem no ambiente. Com todo este aumento nos setores industriais, o cárneo também evoluiu em conjunto com o desenvolvimento mundial, processando uma grande quantidade de efluentes advindos deste processo. Efluentes estes, com elevada matéria orgânica, que se dispostos inadequadamente causarão sérios problemas ambientais e para os geradores residuais.
Em qualquer setor industrial, é importante que se tenha estratégias para a redução da geração de resíduos. Porém, gerenciar resíduos é considerado um processo com elevado custo para as empresas. Os gastos incluem desde o armazenamento adequado à estes resíduos, o transporte, o qual talvez é o processo com maior custo, tratamento e a disposição final. Isto, acaba diminuindo a lucratividade da industria, pois há uma grande quantidade de perdas durante os processos, até chegar ao produto final.
Justificando a importância de porquê gerenciar os resíduos gerados,este controle nos ajuda a organizar melhor o processo produtivo, encontrando maneiras de reduzir os desperdícios e perdas, e também encontrar uma forma de gerar dejetos menos poluentes. Desta forma, os riscos de contaminações, proliferações e acidentes ambientais é visivelmente reduzido. Também é possível reduzir os custos com água e energia. A escolha do setor de frigoríficos e abatedouros para esta pesquisa, é pelo longo processo que se tem até chegarmos ao produto final, que são desde a entrada de animais vivos, o processamento dos mesmos, incluindo o abate e todos os processos até a chegada do produto principal, mais os subprodutos gerados.
7. METODOLOGIA
A pesquisa a ser realizada será de cunho bibliográfico, baseando-se em artigos publicados com relevância na área de disposição de resíduos. Após a análise dos variados processos, que ocorrem tanto nas industrias alimentícias, quanto nos abatedouros, até alcançar o produto final, verifica-se que há uma considerável geração de resíduos. Isto pode chamar bastante a atenção, pois os resíduos provenientes destes processos, os quais já foram citados anteriormente, talvez não vêm sendo tão comentado na mídia. Por exemplo, as carcaças, gordura e sangue dos bovinos, ovinos ou animais de granjas, são resíduos poluentes de classe industrial, e se não forem descartados, destinados corretamente ou reutilizados, podemos concluir indutivamente, que podem causar diversos danos ao meio ambiente e para a sociedade.
...