Reações de Classificação
Por: Gustavo1914 • 25/6/2015 • Relatório de pesquisa • 366 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Prática 1-
Reações de Classificação
LONDRINA
2014
Felipe Cortiço
Felipe de Melo Souza
Gustavo Henrique Pelissari
Marvin Portello
Prática 1-
Reações de Classificação
Relatório apresentado para a avaliação prática de laboratório, no curso de Química Analítica da graduação em Engenharia de Materiais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministrado pelo professor Cleberson de Paula.
LONDRINA
2014
REAÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO
- Protocolo dos reagentes
- Introdução teórica
- Objetivo
Com base na teoria estudada em sala de aula, separar e identificar os cátions do Grupo I, após experimento em laboratório.
- Materiais empregados / Procedimento experimental
- Tubos de ensaio;
- Estante (suporte para tubos de ensaio);
- Becker;
- Centrifuga;
- Pipeta graduada;
- Panela para banho maria;
- Papel tornassol.
Em tubo de ensaio foram colocadas, algumas da amostra número 1 e da amostra número 3, contendo os prováveis cátions do grupo I, a fim de separa-los e identifica-los ao final do experimento.
Adicionou-se à solução formada, 10 gotas de HCl 0,2 mol.L-1, agitou-se, e em seguida, a amostra foi centrifugada. Foram adicionada 2 gotas de HCl e observado que houve precipitação dos cátions. O líquido sobrenadante foi separado do precipitado, sendo identificado como “Sobrenadante I”, e o precipitado, identificado como “Precipitado I”.
Com a pipeta, 4ml de água destilada foram adicionadas ao Precipitado I. Em seguida, foi aquecido em banho-maria em torno de 4 minutos, e rapidamente levado a centrifuga. O líquido sobrenadante foi retirado e transferido a um tubo de ensaio identificado como “Sobrenadante II”, e o precipitado, identificado como “Precipitado II”.
Ao Sobrenadante II, adicionou-se duas gotas de ácido acético 6 mol.L-1 e quatro gotas de K2CrO4. A formação de um precipitado amarelo, indicaria a presença de Pb2+, o que não ocorreu.
Em seguida, o precipitado II foi lavado com 4ml de água destilada, sendo aquecido e centrifugado, a fim de testar a presença de Pb2+ no líquido sobrenadante, conforme procedimento anterior.
Ao precipitado lavado, adiciou-se 2ml de NH3 6 mol.L-1 e em seguida agitou-se. O aparecimento de um precipitado de cor negra ou cinza escuro indicaria a presença de Hg22+ , o que não ocorreu. Ao líquido sobrenadante, adicionou-se 3ml de HNO3 6mol.L-1 a fim de identificar a presença de Ag+. Com um papel tornassol, foi confirmado que a solução estava ácida. Por fim, notou-se a formação de um precipitado branco (AgCl), confirmando a presença de Ag+.
...