Reciclagem de resíduos da construção civil
Por: Ewerton Vieira Pinto • 13/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 300 Visualizações
RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Outubro 2013
São José dos Campos
Anderson Mastrogiovanni Viotti Moreira RA: 139822
Andressa Rodrigues da Silva RA: 139805
Edson Aparecido dos Santos RA: 112152
Ewerton Vieira Pinto RA: 139995
Gabriel Edson Dias da Silva RA: 138686
Helder Régis de Miranda RA: 139909
Luiz Eduardo F. M. Benedito RA: 124408
Natan Figueiredo RA: 139956
RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho para obtenção da nota do Estudo Dirigido referente à disciplina “Ciência do Meio Ambiente”.
Orientador: Prof. Jorge Tadao Matsushima
Outubro 2013
São José dos Campos
Sumário
1. APRESENTAÇAO E DESCRIÇÃO DO PROJETO 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVO 4
4. RESULTADOS E DADOS RELEVANTES 5
5. CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
APRESENTAÇÃO E DESCRIÇÃO DO PROJETO
Este projeto tem como objetivo minimizar o impacto ambiental causado por resíduos da construção civil fazendo com que o lixo gerado por esta ação seja reaproveitado.
O processo é simples: inicia-se com o recolhimento dos resíduos no PEV (posto de entrega voluntária) do município, onde é feita a triagem. Após a triagem o material é destinado à máquina onde é moído e separado conforme tamanho de suas partículas. Depois de triturado, o material é reutilizado em diversos serviços de pavimentação e construção realizados pela empresa, como: construção de base de pavimentos, agregado na fabricação de concreto para passeio e material de enchimento de valas de redes de infraestrutura.
A construção civil é a maior fonte geradora de lixo de toda sociedade, já que seus entulhos podem chegar a representar até 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos de uma cidade brasileira de médio e grande porte.
O projeto de reciclagem desses materiais tem como propósito evitar desperdícios e reduzir o volume de resíduos, resultando na diminuição dos impactos ambientais ao meio ambiente.
Será relatado o projeto a ser implantado em uma empresa de médio porte, focando conceitos de Responsabilidade Social e Empreendedorismo, a partir da reciclagem de resíduos de materiais empregados na construção civil, tentando contribuir para a conscientização dos empresários deste setor, pois esta prática pode ser também uma opção de negócio, com resultados financeiros positivos. Como ainda não podemos eliminar todos os tipos de resíduos, então a melhor forma de minimizar o impacto ambiental e reduzir custos na obra é a reutilização dos mesmos.
A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda como grande geradora de impactos ambientais, seja pelo uso de recursos naturais, pela modificação da paisagem, ou pela geração de resíduos.
JUSTIFICATIVA
Ao implantar este projeto, esperamos que haja alto grau de sensibilização, conscientização e interesse pelo assunto. Além disso, iniciará na empresa uma conscientização ambiental que poderá ser empregada na promoção de outras ações que visem ao desenvolvimento sustentável que melhora a imagem da empresa e contribui para sua valorização econômica e social.
- OBJETIVO
A proposta a ser implantada resume-se, basicamente, em transformar resíduos sólidos vindos da construção civil, como blocos, concretos, telhas e outros materiais, em matéria-prima para ser utilizada como base na pavimentação de ruas e avenidas.
RESULTADOS E DADOS RELEVANTES
Sendo assim, a empresa ajuda na limpeza do município e transforma o entulho em matéria prima para seu próprio desenvolvimento, diminuindo a aquisição de materiais.
É uma questão de diminuir os custos; um processo inovador que garante o desenvolvimento sustentável. Reciclar o entulho garante vantagens econômicas, sociais e ambientais, tais como: economia na aquisição matéria prima, diminuição da poluição gerada pelo entulho e preservação das reservas naturais.
Os benefícios são inúmeros e envolvem valorização da imagem da empresa, conscientização e reeducação ambiental por parte dos funcionários internos, limpeza e melhoria das condições de higiene e saúde das comunidades que moram no entorno das instalações da empresa, aparecimento de novos clientes e novos investidores e a mudança de hábito dos moradores do entorno na questão de destinação de resíduos natural da construção.
...