Reciclagem e utilização de resíduos de construção: Madeira
Por: Karolina Campos • 12/3/2018 • Projeto de pesquisa • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Karolina Heiko Campos Yoshii
Lorena Betina Leite Pessoa
Marcella Yuri de Almeida Sawaguchi
Maria Amélia Favarão Marton
Maria Elisa de Souza
Reutilização e reciclagem de resíduos da construção civil: Madeira
[pic 3]
Londrina
2017
Karolina Heiko Campos Yoshii
Lorena Betina Leite Pessoa
Marcella Yuri de Almeida Sawaguchi
Maria Amélia Favarão Marton
Maria Elisa de Souza
Reutilização e reciclagem de resíduos da construção civil: Madeira
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais da indústria da construção civil II, prof. Tatiana Vettori. 3º ano matutino, G2.
Londrina
2017
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Bombonas 6
Figura 2 – Caçamba estacionária 6
Figura 3 - Processo de reciclagem da madeira 7
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
RESUMO
A construção civil é um grande gerador de resíduos nos dias atuais, problema este que afeta diretamente a questão ambiental do planeta, por este motivo cada vez mais métodos de reciclagem e reaproveitamento de materiais são adotados na área, visando a solução para o acumulo de descartes ao meio ambiente. A madeira por sua vez material muito utilizada no âmbito da construção civil, possui características e propriedades que a tornam um dos elementos de maior reaproveitamento dentro do canteiro de obras quando separada e tratada de maneira adequada.
INTRODUÇÃO
A construção civil é um setor significativo para o crescimento social e econômico. Infraestrutura, habitação, transporte, abastecimento de água e energia são produtos que refletem o grau de desenvolvimento da indústria da construção, e consequentemente o grau de desenvolvimento econômico local. Além de ser um indicativo do crescimento econômico, o segmento da construção civil é, também, um dos responsáveis pelo impacto ambiental que ocorre atualmente no planeta uma vez que utiliza grandes volumes de recursos naturais como matéria prima (MAIA e FONSECA, 2006).
Devido aos avanços tecnológicos provocarem uma continua e crescente pressão sobre os recursos naturais do planeta, há uma quantidade representável de matéria prima que, consequentemente, gera grandes volumes de resíduos. Resíduo ou entulho é geralmente o fruto da falta de controle do processo construtivo. Esses resíduos devem ser minimizados ou reutilizados.
A reutilização de materiais na construção civil consiste em transformar os resíduos da obra em produtos comerciais que possam ser usados novamente ou a utilização dos mesmos em seu estado atual para outras funções. O reaproveitamento ainda contribui para a redução do uso de matérias-primas para confecção dos materiais, redução do lixo nos aterros, diminuição os resíduos em construções, fatores que ajudam a reduzir o impacto ambiental e viabilizar mais a economia.
Um dos materiais presentes na construção civil que pode ser reutilizada é a madeira. Em geral, é empregada na obra no formato de escoras, fôrmas, andaimes e pode ser reutilizada para a produção de chapas de madeira aglomerada, ou, em casos mais raros, na alimentação de fornos.
DESENVOLVIMENTO
A madeira é um material muito abundante no planeta e por isso é um dos mais utilizados nas indústrias e construções civis. Sua finalidade é vasta, desde construção de casas, como fonte de calor, utensílios domésticos, etc., e com o desenvolvimento da sociedade a demanda por madeira só cresce, consequentemente a quantidade de seus resíduos gerados aumentam cada vez mais. No âmbito da construção civil sua utilização possui uma área bem branda sendo aplicadas em fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos, estruturas de coberturas, forros, pisos, esquadrias e acabamentos, boa parte disso gera uma grande quantidade de resíduos, principalmente considerando que todos os elementos temporários serão posteriormente descartados.
Segundo Miranda et al. (2009), cerca de 31% dos resíduos gerados em uma obra de edifício residencial, são resíduos de madeira. E se considerar somente a fase estrutural, é possível chegar em 42% durante o processo.
O setor de madeira é conhecido no mundo técnico como Sistema Agroindustrial da Madeira (SAG Madeira). E devido à grande quantidade de resíduo gerado por esse setor, a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos regulamenta que todos que trabalham neste setor precisam dar uma destinação final ambientalmente adequada para seus resíduos. Seja qual for a solução técnica adotada por essas empresas, ela deve obedecer a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos estabelecida pela Lei 12.305/2010 Art.9.
A madeira é considerada resíduos como classe B, que são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plástico, madeira, papel, papelão, metais, vidro e outros.
Logo após o resíduo ser gerado, é necessário encaminha-lo ao acondicionamento inicial, um local próximo a onde ele foi criado, para posteriormente ser conduzido às áreas de coleta. Esse armazenamento gerado, é indicado para resíduos em menores volumes, já os de maiores volumes são levados diretamente aos locais de acondicionamentos finais.
Assim, os acondicionamentos iniciais da madeira são em bombonas sinalizadas e revestidas internamente por saco de ráfia (pequenas peças) ou em pilhas formadas nas proximidades da própria bombona e dos dispositivos para transporte vertical (grandes peças).
Figura 1 – Bombonas
[pic 4]
FONTE: GOOGLE IMAGENS
No acondicionamento final da madeira é preferencialmente feita em baias sinalizadas, podendo ser utilizadas caçambas estacionárias.
Figura 2 – Caçamba estacionária
[pic 5]
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Antes da reciclagem, é preciso que haja o processo de triagem, que consiste na separação dos materiais que serão encaminhados para a reciclagem. As construtoras geralmente já realizam a triagem quando depositam os seus resíduos em caçambas, porem muitas pessoas acabam depositando outros tipos de lixos no dispositivo de coleta, o que acarreta um trabalho a mais para as empresas de transporte.
...