Recrutamento E Seleção
Monografias: Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apf1986 • 13/6/2013 • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 298 Visualizações
Introdução
A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores, definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração dos colaboradores. Para isso a gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções e atividades que podem ser sintetizadas no seguinte:
- planejamento de recursos humanos;
- recrutamento e seleção;
- integração dos recursos humanos;
- análise e descrição de funções;
- avaliação de desempenho;
- remunerações e incentivos;
- higiene e segurança no trabalho;
- formação profissional e desenvolvimento pessoal;
- análise, controle e auditoria de recursos humanos.
O recrutamento e seleção é a parte que se deve ter mais cautela ao ser realizada pois é por ela que captam-se pessoas certas para determinado cargo e que auxilie a empresa alcançar seu objetivo, mas se for feito de forma errada isso refletira na organização inteira.
Por esse motivo, ter funcionários competentes no departamento de Recurso Humanos é a peça chave para o crescimento da organização.
Justificativa
Um serviço competente de Recrutamento e Seleção capta profissionais altamente capacitados, treinados e bem preparados para executar suas atividades, atendendo as ansiedades e necessidades da empresa contribuindo assim estrategicamente com o bom andamento produtivo e até mesmo com a boa imagem da empresa.
O setor de Recrutamento e Seleção é de importância fundamental na área empresarial, pois um setor de Gestão com Pessoas que possua uma boa equipe de Recrutamento e Seleção, Além de evitar possíveis transtornos Jurídicos, também pode tornar-se cada vez mais técnica, produtiva e competitiva atuando no mercado com excelência de produtos e serviços. E esses são os fatores que justificam as empresas a terem um bom serviço de Recrutamento e Seleção
Descrição do cargo
Analista de Recursos Humanos
Hierarquia Reporta-se ao: Diretor Geral
Competências Escolaridade: Mínimo: Graduação em Ciências Humanas. Desejável: Pós-Graduação na área Administração com ênfase em Gestão de Pessoas.
Experiência: Mínima de 5 anos comprovadas em atividades ligadas à gestão de pessoas. Treinamentos / Cursos: Liderança; Depto Pessoal; Gestão de Pessoas; Administração; Informática.
Habilidades: Liderança; Diplomacia; Poder de Persuasão; Habilidade em lidar com situações de conflito; Conscientização para Qualidade; Princípios de Humanização.
Responsabilidades / Autoridades Acompanhar sistematicamente e analisar a legislação trabalhista e previdenciária, fazendo as recomendações para a formulação das políticas da instituição na área de Gestão de Pessoas, visando a redução dos conflitos nas relações de trabalho, cumprindo plenamente a Legislação Trabalhista; Manter o regime disciplinar dos funcionários da instituição, de acordo com as normas internas; Coordenar e Supervisionar as atividades dos setores: departamento pessoal, recrutamento e seleção, treinamentos, cargos e salários e demais subsistemas; Dar suporte à confecção da folha de pagamento da instituição e seus devidos reflexos; Contribuir para a manutenção da satisfação e motivação dos recursos humanos, juntamente com a Ouvidora, observando as políticas e diretrizes estabelecidos pela instituição; Manter a distribuição adequada do quadro de pessoal da instituição; Supervisionar a implementação e manutenção do sistema de avaliação de desempenho humano da instituição, orientando as projeções e promoções funcionais; Controlar os índices de turn-over e absenteísmo, analisando cada situação, em conjunto com as demais áreas; Acompanhar os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos; Supervisionar o plano de cargos, salários e carreira da empresa de acordo com as normas da instituição; Defender e aprovar "Budget" do setor junto à Diretoria; Participar de reuniões administrativas.
Fontes de recrutamento a serem utilizadas
- Anúncios Classificados em Jornais: Os classificados em jornais são um dos meios de recrutamento mais utilizados pelas organizações.
- Internet: Consiste na criação no site da empresa de um campo que possibilite às pessoas o cadastro em processos de recrutamento. Anunciando no site as vagas abertas, restringindo o cadastramento de pessoas que não preencham o perfil desejado. A utilização da internet traz grandes vantagens ao processo de recrutamento, pela sua rapidez e economia.
- Agências de Emprego: Podemos distinguir três tipos de agências que atuam nos grandes centros urbanos, no Brasil, que denominaremos: tradicional, consultorias para empresas e consultorias para empregados. As tradicionais são as que mais se ocupam com o recrutamento de pessoal operacional, administrativo e técnico de nível médio. As consultorias para empresas que são chamadas de head-hunters, prestam serviços de alto nível e atuam, principalmente, no recrutamento de executivos. Consultorias para empregados prestam serviços para pessoas que buscam novo emprego.
- Banco de Dados: Em função do não-aproveitamento de candi¬datos em certos recrutamentos, as organiza¬ções utilizam um banco de dados onde são ar¬quivados para utilização futura em no¬vos recrutamentos. Para as agências de recru¬tamento, o banco de dados constitui seu prin¬cipal patrimônio. Para as organizações, um fi¬lão de talentos para oferecer novas oportuni¬dades de trabalho. Ao buscar um candidato externo, a primeira providência será consultar o banco de dados.
Anúncio do cargo
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS, ambos os sexos. C/ exp. 1 ano. Salário R$ 1.500,00. Interessados enviar Currículo para
...