Redes Sociais
Dissertações: Redes Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: WillGomes • 8/5/2014 • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 272 Visualizações
Redes Sociais na Internet
Edvaldo L. Silva, Rafael T. Dantas, Renan P. Lima, Rodrigo S. Sousa, Phillip César A. Silva, Yuri César S. Pereira, Fernando M. Júnior, João Gabriel Q. Martins, Flávia L. Soares
Centro de Informática
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)–Recife, PE–Brasil
{elsf2, flgmj, rtd, rpgl, rss4, pcas, ycssp, jgqlm, fls}@cin.ufpe.br
Resumo. Este artigo visa esclarecer alguns conceitos básicos envolvendo redes sociais e, em seguida, fazer uma análise comparativa de vários casos de sucesso identificando quais fatores foram determinantes. Serão também descritos os diversos meios disponíveis para que comunidade desenvolvedora tenha acesso a tecnologia envolvida. Por fim, com base nesta analise, serão apresentadas diversas oportunidades de negócios que surgem com os novos conceitos apresentados.
Palavras chaves: Redes Sociais, Comunidades Virtuais, Web 2.0
Introdução
Rede Social representa os relacionamentos afetivos ou profissionais entre seres humanos, ou grupos de interesses equivalentes. Quando o computador é mediador desses relacionamentos, entramos em um novo universo que visa conectar pessoas através de ambientes virtuais. Redes sociais na Internet crescem a cada dia, e mostram seu imenso potencial em gerar novas oportunidades de negócios. Sobre esse tipo de rede social, discursaremos nesse artigo.
Redes Sociais
O conceito de comunidade tem evoluído. É costumeiramente usado para descrever um conjunto de pessoas em uma determinada área geográfica. Também inclui a idéia de que esse conjunto possui algum tipo de relacionamento entre as pessoas.
Quando se trata de comunidades virtuais uma serie de peculiaridades é acrescido a este conceito, o ambiente aqui é o ciberespaço que é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes.
Isso possibilita uma ampla informação a ser compartilhada por todos, sem canais reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico e a disseminação de idéias, conceitos e opiniões. As redes unem os indivíduos e os organiza de forma igualitária e democrática e em relação aos objetivos que eles possuem em comum.
Características:
Inteligência
Com cada vez mais e mais pessoas interligadas na rede, mais e mais informações são produzidas e compartilhadas, gerando assim um crescimento absurdo nas diversas áreas de conhecimento. Pessoas têm a liberdade de comentar, opinar e até mesmo produzir informação e isto de forma tridimensional, onde ideais são expostas, idéias são debatidas e elas podem ser apenas lidas.
Empresas utilizam bastante a inteligência e as opiniões dos usuários de seus produtos através de sites de discussões para remodelarem seus produtos e com isso obter uma maior satisfação de seus usuários, bem como entender melhor o mercado procurando identificar deficiências e necessidades.
Democracia
A entrada para uma conferência eletrônica depende inicialmente da possibilidade financeira de aquisição de um computador, manutenção de uma conta telefônica e de serviços do provedor de Internet, capacidade de leitura e redação, além de familiaridade com o léxico informatizado. Logo, as comunidades virtuais seriam pré-selecionadas e elitizadas e iriam contra a retórica de democracia e liberdade da Internet.
Esse conceito há 15 anos atrás era a mais pura verdade, mas com a queda a dos preços dos computadores, serviços de telefonia abrangendo cada vez mais usuários, o numero de usuários de internet crescendo rapidamente, podemos dizer que ter posse de um computador ao menos uma vez por semana com internet não é coisa de outro mundo e isso faz com que agora tenhamos uma rede democrática.
Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar de fóruns, comentar em blogs, dar opiniões sobre produtos ter um perfil em um site de relacionamento. A internet não é uma vitrine fixa que jorra informação contra a nossa vontade como a TV, nela busca-se o que realmente é desejado, a informação não vai até o usuário e sim o contrario.
Segmentação
Temos uma enorme gama de informação espalhadas na rede, mas para o sucesso da internet não bastaria apenas conteúdo, mas também segmentação dos mesmos. As redes sociais são motivados por objetivos comuns de um grupo, se estes não está bem definido e segmentado poucos terão acesso e a informação ficará obscura. Com a segmentação sabemos o quê e onde encontrar o que se deseja sem distâncias ou barreiras, produtos e serviços muito específicos e voltados para uma audiência específica ganham visibilidade e novas oportunidades de negócio.
Velocidade
As redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração da maneira de divulgar as idéias e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Através do marketing e do espalhamento da informação através dos inúmeros nós da rede.
Por que dão certo?
Essa é uma pergunta simples de responder: Porque somos seres vivos e sentimos necessidade de manter relações uns com os outros. Apesar de cada indivíduo possuir suas características, seus gostos, sua personalidade, os humanos são muito parecidos uns com os outros e sempre aspiram as mesmas coisas essenciais:
Reconhecimento, companhia, proteção, abundância, diversão, segurança são algumas delas.
Com isso ambientes que provem aos indivíduos participantes esses desejos natos são sempre ambientes que tendem a dar certo. Com o avanço da tecnologia mudanças sociais rápidas estão acontecendo e a sociedade por sua vez direciona esta para os mais diversos usos e um deles é o uso da internet para se relacionar. Então as redes sociais
...