Redução e Compressão de Imagem
Por: Diogo Almeida • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.003 Palavras (9 Páginas) • 99 Visualizações
Instituto Politécnico de Coimbra
[pic 1]
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Cloud Computing[pic 2]
Autor:
Diogo Pereira(21240100)
Unidade Curricular de Comunicações Industriais e Empresariais
Docente: Prof. João Perdigoto
Coimbra, 18 de Janeiro de 2019[pic 3]
Índice
1. Introdução 3
2. 4
3. A história do 5
4. Tipos de nuvens 6
5. Tipos de Utilizadores 7
6. Vantagens e Desvantagens 8
7. Exemplos de Aplicações em 10
8. Cloud Computing na Logística 11
9. Conclusão 12
10. Webgrafia 13
[pic 4]
- Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Comunicações Industriais e Empresariais, com o objectivo de apresentar de forma sucinta todas as informações consideradas relevantes relativamente ao tema “Cloud Computing”.
Atualmente o desenvolvimento das aplicações em Tecnologia de Informação (TI) é uma área com elevado crescimento proporcionando assim, melhorias nos benefícios para a sociedade. Neste sentido, Cloud Computing é um conceito emergente que possui um grande potencial para atender de maneira eficiente o uso de recursos informáticos.
A designação Cloud Computing começou a ser mais conhecida em 2008, e tudo indica que este tema irá ser falado durante algum tempo.
Numa primeira abordagem este trabalho irá definir não só o que é o Cloud Computing, mas também a sua história, os diversos tipos de nuvens, os variados tipos de utilizadores que existem, as suas vantagens e desvantagens e ainda, alguns exemplos das suas aplicações. Posteriormente irá igualmente ser dado a conhecer a importância do Cloud Computing na evolução da logística.
[pic 5]
- Cloud Computing
Uma definição simplificada do conceito de Cloud Computing é a ideia de ser possível utilizar em qualquer lugar, independente do computador utilizado, os mais variados tipos de aplicações através da internet, como se estivesse instalado no próprio computador.
Refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.
O armazenamento de dados é feito em servidores que poderão ser utilizados em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, não existindo a necessidade de instalar programas, serviços ou de armazenamento de dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Relacionado com o Cloud Computing surge outro conceito com elevada importância e interligado: Software as a Service (SaaS), ou seja, Software como Serviço. O conceito do SaaS refere-se a uma aplicação onde o software só é executado na infra-estrutura do fornecedor e é utilizado por vários clientes, isto é, um serviço orientado para o utilizador final. O software é totalmente executado na nuvem e o utilizador não deve instalar nem atualizar o programa de computador.
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
- A história do Cloud Computing
Existe muita curiosidade e pouca informação sobre o que é cloud computing e por se saber a localização específica dos dados ou aplicações que compartilhamos; De acordo com o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) cloud computing está na sexta posição no ranking das tecnologias da década.
A primeira vez que surgiu a expressão cloud computing foi num ambiente acadêmico, numa palestra ministrada por Ramnath Chellappa em 1997, mas o conceito associado vem de 1960, quando John McCarthy referiu que “a computação pode algum dia ser considerada como uma utilidade pública”. John McCarthy (Boston, 4 de setembro de 1927 - 24 de outubro de 2011) foi um cientista de computação conhecido pelos estudos no campo da inteligência artificial e por ser o criador da linguagem da programação Lisp.
A empresa pioneira no desenvolvimento da cloud computing foi a Salesforce em 2000, a qual iniciou a disponibilização de software instalado no seu centro de processamento de dados para interagir com os clientes. Esta iniciativa levou a que centenas de empresas transformassem os seus antigos produtos físicos em serviços virtuais ou a inventarem novos produtos, para que desta forma explorassem a potencialidade da tecnologia até aqui desconhecida.
Também a Amazon desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Cloud Computing, lançando o Amazon Web Service (AWS) em 2006 para clientes externos. O Google iniciou o seu trajeto na cloud computing oferecendo aos consumidores informáticos o Gmail, o qual é um serviço online gratuito de e-mail.
O ano de 2008 foi um ano forte para a cloud computing, tendo sido neste ano que a Eucalyptus se tornou a primeira plataforma de código aberto AWS API compatível para a implementação de nuvens. [pic 9]
- Tipos de nuvens
A nuvem representa uma rede de algum tipo cuja estrutura não precisa ser conhecida, pelo menos não no momento de acesso.
Por exemplo, se a ideia é a de explicar como funciona uma tecnologia de comunicação que interliga duas redes de computadores, não é necessário detalhar as características de cada uma. Assim, pode-se utilizar uma nuvem para indicar que existem redes. Portanto, existem vários tipos de nuvens, como por exemplo:
...