Redução de Custos nas Obras
Por: lzpnog • 30/5/2015 • Artigo • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 200 Visualizações
REDUÇÃO DE CUSTOS NAS OBRAS:
Luiz Paulo Nogueira*
Prof. Paulo Cezar (Orientador)**
RESUMO
Na atual realidade financeira em que vivemos umas das maiores preocupações com a construção civil é a redução de custos nas obras. Grande parte dessa preocupação origina-se da falta de planejamento, maneira incorreta de comprar materiais e o desperdício de matérias no canteiro de obra. Este artigo visa mostrar como é possível ter êxito e ao mesmo tempo reduzindo o custo da obra. Constatou-se a necessidade do controle desde o projeto até o produto final e que a busca por novas alternativas devem ser continuas, de forma a minimizar os impactos financeiros e suprir as características de uma obra moderna.
Palavras-Chave: Redução de Custo. Construção Civil
- Introduçào
Muito se tem falado sobre redução de custo nos dias de hoje, porém, pouco se conhece ou se põe em prática esse conceito. A redução de custos nas obras nada mais é do que a utilização racional de recursos para satisfazer as necessidades atuais, sem que esse recurso comprometa mais do que o necessário. O Planejamento é presente em todas as etapas de redução de custos das obras de construção civil, o uso dessa técnica é indispensável para muitos arquitetos e engenheiros, por ser um diferencial de custo, prazo, qualidade e risco.
O presente trabalho visa monstrar também como a gestão do material de construção nas obras influencia no custo do mesmo. As empresas devem ivestir nas competências de cada colaborador envolvido diretamente com o material, de como deve comprar, de como deve manusear e de como deve ser feito a logística do material, evitando sempre o desperdício.
Enfim, a redução de custos nas obra é a forma de promover uma busca de maior igualdade social, valorização dos aspectos culturais, maior eficiência econômica e um menor impacto ambiental, nas soluções adotadas nas fases de projeto, construção, utilização, reutilização e reciclagem da edificação, visando à distribuição equitativa da matéria-prima, garantindo a competitividade do homem e das cidades.
- Planejamento
O Planejamento de obra é uma das principais ferramentas para redução de custo em uma obra, pois planejar significa tomar decisões sobre a forma de execução das atividades da obra, atendendo os requisitos de prazo, qualidade e custo do empreendimento. O planejamento de obra deve ser previamente definido dentro de um projeto de condição de custo, prazo, qualidade e risco, e para projetar é necessário um gerenciamento que garanta ao longo do tempo de concepção, execução e finalização a garantia que todas as atividades que compõe o projeto, estejam sendo executadas dentro das metas já estabelecidas. O planejamento para atingir todos os seus objetivos, deve ser projetado e gerenciado durante todo o tempo de execução até sua conclusão, portanto o projeto e o gerenciamento são as principais ferramentas de sucesso do planejamento.
Para se alcançar os objetivos é preciso desenvolver métodos no sentido de:
- Treinar uma equipe para gerenciar as atividades;
- Delegar responsabilidades;
- Estabelecer um canal aberto de informações;
- Criar um plano de implementação do projeto;
- Controlar e avaliar o andamento do planejamento;
- Criar frentes para tomada de decisão
- Criar banco de dados de tudo que foi executado
A obra planejada pode representar no custo final do mesmo cerca de 15% de redução no custo final e tendo também um valor muito significativo no resultado qualitativo.
[pic 1][pic 2]
- Materiais de Construção
- Compras (Cotação)
Os materiais de construção representam cerca de 55% do custo de uma obra, comprando de forma inteligente implicará em reduzir substancialmente os custos da obra. Para fazermos a compra dos materiais de construção civil visando a redução do custo da obra é necessário montarmos estratégia de trabalho e a principal é cotação de preço no mercado. Para isso pesquisa-se em pelo menos três fornecedores e escolhe-se o que oferece melhor preço. Mas embora esta seja uma estratégia que funcione, é possível ir mais além à economia, não fazendo apenas uma concorrência como a citada mas conforme os procedimentos a seguir:
- Fazer o levantamento completo de todos os materiais a serem comprados;
- Fazer a consulta de preços em pelo menos 3(três) fornecedores;
- Analisar os menores preços oferecidos dentre todos os concorrentes;
- Negociar o fornecimento baseado nos menores preços com dois, três ou mais concorrentes, conforme a conveniência do volume material, logístico e financeiro.
Esta estratégia pode chegar a reduzir os custos em até 30% do valor dos materiais, se comparado com a compra feita em apenas 01(um) fornecedor.
[pic 3]
- Desperdício
As empresas de construção civil têm convivido com inúmeras críticas relacionadas ao desperdício de materiais nas obras. O grande volume de entulho desprezado é algo que sempre aparece como notícia em jornais, em revistas e em outros meios de comunicação. Sabe-se que o desperdício de materiais possui um número significativo nas construções.
A construção civil nacional tem em média perda de 5%. Neste percentual não está incluso o mercado informal, responsável por mais da metade das construções. Se em percentagem esse desperdício não é tão grande, financeiramente o número é outro, já que o custo da obra sempre envolve bastante dinheiro. Para que uma construção ou reforma não desperdice muito material, estabelecemos aqui dicas a serem levadas em consideração, para um melhor aproveitamento e economia na obra.
...