Reitoria de Ensino e de Graduação
Por: 123annaclara • 15/5/2019 • Seminário • 795 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Federal do Piauí
Pró – Reitoria de Ensino e de Graduação
Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba (PI)
Curso: Bacharelado em Engenharia de Pesca
Disciplina: Fisiologia
Docente: Edna Cunha
Discente: Ana Clara Santos de Oliveira
Matricula: 20189021758
PARNAÍBA-PI
2019
Questionário – aula de monitoria – março de 2019
Qual a importância da água para os organismos? De que forma suas propriedades podem influenciar a fisiologia de um animal aquático?
A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Vários processos fisiológicos surgiram pra satisfazer os desafios impostos pelas propriedades químicas e físicas da água.
O que é difusão? Cite exemplo de processos que ocorrem nos animais aquáticos graças a esse fenômeno.
Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio.
É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias, através da membrana, se dá em resposta ao gradiente de concentração.
O que é osmose?
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto).
Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
Conceitue pH e explique o equilíbrio que ocorre entre os íons H+ e OH-:
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico (ou hidrogênio iônico) de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Conceitue EFEITO BORH e explique detalhadamente a relação entre o pH e a afinidade do oxigênio com a hemoglobina.
O efeito de Bohr é caracterizado pelo estímulo à dissociação entre o oxigênio e a hemoglobina (Hb), causando liberação de oxigênio para o sangue, quando ocorre um aumento na concentração de gás carbônico, ou pela promoção da ligação do oxigênio à hemoglobina quando ocorre um aumento no pH sanguíneo, facilitando, consequentemente, a expulsão do gás carbônico pelos pulmões.
Seria possível o suprimento de oxigênio aos tecidos e células em quantidades ótimas sem a ligação da hemoglobina com o oxigênio? Justifique sua resposta.
Não, pois somente 3% do oxigênio difundido nas brânquias chega as células e tecidos através do plasma. Os outros 97% chega através da ligação entre a hemoglobina e o oxigênio.
Explique o que é metabolismo distinguindo as fases anabólicas e catabólicas.
Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo.
O metabolismo divide-se em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação).
Qual o componente principal do metabolismo? Descreva detalhadamente todo o seu conhecimento sobre ele destacando os fatores que o afetam.
Analise a seguinte afirmação e julgue como VERDADEIRA ou FALSA, e logo após justifique sua resposta.
“Toda proteína é uma enzima, mas nem toda enzima é uma proteína”
Verdadeiro, as enzimas são proteínas que atuam como catalisadores naturais, ou seja, substâncias que permitem acelerar a velocidade de reações químicas, possibilitando que diversas reações metabólicas ocorram no organismo em velocidades apreciáveis.
...