Relatório Circuitos Digitais
Por: Murdokai • 27/8/2019 • Relatório de pesquisa • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
- IDENTIFICAÇÃO
Relatório Nº 01
Título: CIRCUITOS LÓGICOS BÁSICOS
Aluno: ADRIANO JÁRCIO GOVEIA MARTINS
- RESUMO
Para o desenvolvimento das atividades a serem descritas, utilizou-se o software livre, o LogiSim, desenvolvido para a simulação de circuitos lógicos digitais. Com interface simples e compreensão intuitiva, é uma ferramenta poderosa e didática que facilita a construção dos circuitos. Como introdução ao software recorreu-se ao menu “ajuda” para iniciar o tutorial que o software oferece. Além disso, foram construídas, no software, as portas OR, AND, NOT, NAND e NOR, bem como portas equivalentes às mesmas. Também, a verificação das tabelas-verdade das portas convencionais e das equivalentes.
- INTRODUÇÃO
Através da álgebra de Boole é possível simplificar expressões e reduzir o tamanho dos circuitos digitais. O desenvolvimento de circuitos digitais e a álgebra de Boole estão diretamente ligados entre si. Ela foi desenvolvida em 1854 por um matemático chamado George Boole e é de fundamental importância, descrevendo uma solução com base em duas possibilidades: verdadeira ou falsa (1 ou 0). Foi a partir dessa concepção, que se desenvolveu as portas lógicas OR, AND e NOT.
A porta OR (“OU”) é representada, na expressão booleana, pelo sinal ‘+’, porém, não se trata de uma soma convencional descrita pela matemática. Adotou-se esse símbolo devido à semelhança com a operação convencional. Nessa porta, ou expressão, para que o resultado (saída) seja verdadeiro, ou seja, 1, é necessário que, pelo menos, uma das entradas seja verdadeira, do contrário, a saída é falsa, 0. Por exemplo, 1+0=1 (1 OU 0 igual a 1). Segue, abaixo, a tabela-verdade para uma porta OR de duas variáveis, de entradas A e B e saída x ( Fig. 1(a) ), a representação gráfica e a expressão booleana a partir da tabela-verdade (Fig. 1(b) ).
FIG. 1 (a) Tabela-verdade da operação OR; (b) Símbolo e expressão da porta OR
[pic 1]
Fonte: Tocci, Ronald J. Sistemas digitais : princípios e aplicações / Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, Gregory L. Moss 11. Ed – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. 51p.
A próxima porta é chamada de AND (“E”) que é representada, na álgebra de Boole, pelo símbolo ‘ • ’, o símbolo de multiplicação, mas, também, assim como na operação OR, não se trata de uma multiplicação da matemática convencional, apesar de ter o mesmo efeito. Nessa porta, para que a saída seja verdadeira, seja 1, é necessário que todas as entradas também estejam no nível lógico verdadeiro. Comumente é omitido o símbolo de multiplicação, por exemplo, invés de A•B=X (A e B igual a X) escreve-se AB=X. Abaixo segue a tabela-verdade bem como o símbolo lógico da porta AND.
FIG. 2 (a) Tabela-verdade da operação AND; (b) Símbolo e expressão da porta AND
[pic 2]
Fonte: Tocci, Ronald J. Sistemas digitais : princípios e aplicações / Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, Gregory L. Moss 11. Ed – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. 54p.
Por fim, a última porta a ser descrita é a porta NOT, também chamada de porta inversora. Ela é representada, na álgebra de Boole, como uma barra acima da variável, por exemplo Ā. Além disso, ela é a mais simples de todas em termos de entendimento de nível lógico de sua saída. A porta inversora NOT apenas inverte a entrada e dá como saída o inverso do que tinha na entrada. Por exemplo 1’=0 (um negado é igual a zero) ou 0’=1 (zero negado é igual a um). Abaixo segue uma imagem com a tabela verdade da porta NOT bem como seu símbolo lógico.
FIG. 3 (a) Tabela-verdade da operação NOT; (b) Símbolo e expressão da porta NOT
[pic 3]
Fonte: Tocci, Ronald J. Sistemas digitais : princípios e aplicações / Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, Gregory L. Moss 11. Ed – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. 57p.
Observe que a porta NOT possui apenas uma variável, enquanto as outras necessitam de, no mínimo, duas variáveis de entrada.
- DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para a construção das portas lógicas, utilizou-se o software LogiSim.
Inicialmente, acessamos o menu “ajuda” para ter acesso ao tutorial que o software oferece. Para praticar o uso Logisim, o software sugere a montagem de um circuito XOR - ou seja, um circuito que tem duas entradas (chamadas x e y ) e fornecerá a saída igual a 0 se as entradas forem iguais e 1 se forem diferentes. O tutorial fornece todas as informações necessárias para montar um circuito digital passo-a-passo.
Em seguida foi implementado o circuito do tutorial equivalente a porta XOR:
[pic 4][pic 5]
Após o a realização do tutorial, foi solicitado a montagem de circuito das portas OR, NOR, AND, NAND E NOT.
Com o software aberto fez-se o que se pede da seguinte forma: do lado esquerdo do aplicativo, existem janelas para montar os circuitos e, a partir da janela “portas”, montou-se as portas solicitadas.
[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]
[pic 20][pic 21]
Posteriormente fez-se a montagem de portas equivalentes.
Equivalência AND:
[pic 22]
[pic 23]
Circuito feito no LogSim
Equivalência OR:
[pic 24]
[pic 25]
Circuito feito no LogSim
Equivalência NAND:
[pic 26]
[pic 27]
Circuito feito no LogSim
Equivalência NOR:
[pic 28]
[pic 29]
Circuito feito no LogSim
Equivalência NOT:
[pic 30]
[pic 31]
- RESULTADOS OBTIDOS
Após a realização do tutorial e a construção das portas equivalentes, verificou-se a tabela verdade de cada uma das portas, para confirmação de sua equivalência, indo em: Projetos>Analisar Circuito.
...