Relatório Estagio Supervisionado Refrigeração
Por: Matheus Pires • 24/9/2021 • Relatório de pesquisa • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
SÃO PAULO
2021
[pic 2]
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Matheus Pires dos Santos
RGM 12171100320
SÃO PAULO
2021
[pic 3]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:
Matheus Pires dos Santos
Rua: Alarico Franco Caiubi, 470 – Jaguaré, SP, 05330-011
Celular: (11) 99199-1170
Rgm: 12171100320
Estagiário de Engenharia Mecânica – Projetos
DADOS DO LOCAL DO ESTÁGIO
PRJTC PROJETO DE TECNOLOGIA TÉRMICA LTDA-ME
Endereço: Rua Belchior de Azevedo, 222, CJ.114A – Vila Leopoldina - SP, 05089-030
CNPJ: 23.537.216/0001-96
Telefone: (11) 2372-8918
Supervisor: Alessandro Pereira de Oliveira
CREA: 5069837283
DATA DE INÍCIO: 16/03/2021
DATA DO TÉRMINO: 16/08/2021
CARGA HORÁRIA: 720hs
[pic 4]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
SUMÁRIO
1. RESUMO 5
2. INTRODUÇÃO 6
3. ATIVIDADE DESENVOLVIDAS 8
4. CONCLUSÃO 10
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
[pic 5]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
1. RESUMO
Este relatório descreve as atividades devidamente supervisionadas e coordenadas, exercidas pelo aluno da Engenharia Mecânica Matheus Pires dos Santos no campo de desenvolvimento e projetos de sistemas de refrigeração e ventilação mecânica. As atividades visam atender aos quesitos exigidos por normas de construção de sistemas de refrigeração de ambientes.
[pic 6]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
2. INTRODUÇÃO
Este relatório tem como escopo apresentar as atividades desempenhadas durante o Estágio Supervisionado I, executado na empresa PRJTC PROJETO DE TECNOLOGIA TÉRMICA LTDA-ME.
Desde o homem pré-histórico, o homem tem a necessidade, de obter formas de resfriamento que garantam que façam com que alimentos ou outras substâncias alcancem temperaturas inferiores às do ambiente. Existem registros antes do nascimento de Cristo, onde a comida era mantida por baixas temperaturas usando gelo. Outras civilizações que não tinham acesso ao gelo natural, recorriam à um recurso que utilizava potes de argila para refrescar a água por evaporação, a água contida nos vasos evaporava pelos poros do barro e assim refrescava o ambiente. Por muito nos séculos seguintes não se desenvolveu mais nenhum meio de refrigeração. A partir do século XIV, as descobertas do uso de nitrato de sódio na água evoluíram o sistema de condicionamento de ar, mas o gelo só estava disponível para os ricos e em certas regiões. Frederick Tudor foi aquele que começou a mudar a realidade quando começou um negócio onde os blocos de gelo do rio Hudson (Nova York) decolavam e vendeu a população, de forma acessível e fazendo o gelo mais conveniente ao uso. Tudor também iniciou o comercio de gelo para outras regiões dos EUA. Isso só foi possível a partir de uma fusão com uma empresa de sorvetes. Mas todo trabalho foi interrompido pela guerra civil Americana, sendo retomado só após o fim da guerra, porem dando inicia ao desenvolvimento do gelo artificial. A produção artificial do gelo foi desenvolvida pelo método de evaporação de um líquido que ficou conhecido como “Fluido Refrigerante”. No ano de 1755 já era conhecido o efeito de resfriamento causado pelo éter que ao ser submetido a baixas pressões entrava em ebulição a uma temperatura baixa o suficiente para formar gelo.
[pic 7]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Com isso foi possível pensar e desenvolver técnicas cíclicas de evaporação e condensação, e assim o surgimento da primeira máquina de refrigeração cíclica.
Esta máquina é composta por quatro componentes principais: evaporador, compressor, condensador e válvula e expansão. E poderia haver a utilização de qualquer líquido volátil, incluindo o éter, mas foi proibido a partir do desenvolvimento das primeiras máquinas.
[pic 8]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
3. ATIVIDADE DESENVOLVIDAS
Para entender melhor os sistemas e dispositivos usados nos projetos de refrigeração, foi direcionado a mim os métodos de cálculo e os termos técnicos usados na construção dos projetos.
3.1 Calculo de carga térmica (BTUs):
O cálculo é feito a partir da área e da exposição do ambiente ao calor presente. Locais com muita incidência a exposição ao calor e com alto trafego de pessoas e outros elementos geradores de calor, como por exemplo supermercados, é recomendado a utilização de 1000Btus para cada 1m². Locais com média exposição ao calor como por exemplo escritórios, é recomendado a utilização de 800Btus para cada 1m². Locais com pouca exposição ao calor como por exemplo um quarto de hotel, é recomendado a utilização de 600Btus para cada 1m².
...