TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fisica

Por:   •  28/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No cotidiano humano a presença das ondas passa despercebidas. Elas estão presentes quando esquentemos os alimentos no micro-ondas, quando a corda de uma guitarra vibra, quando se acende uma luz ou observa-se as cores do arco-íris. Elas podem ser controladas para conduzir informações ou transportar energia entre locais.

Outro exemplo de ondas é quando uma pedra é arremessada num lago de águas tranquilas, o contato da superfície do objeto com a superfície da água forma-se círculos concêntricos que se afastam do ponto de impactos, estes círculos são denominados ondas. Logo, as ondas podem ser definidas como um movimento causado por uma perturbação que se propaga num meio (RODRIGUES, 2012).

OBJETIVOS

        Este experimento teve como objetivo a observação de pulsos gerados na superfície da água, medir seu comprimento de onda e calcular a velocidade de propagação de onda.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Nesta seção serão apresentados os conceitos de classificação de ondas e velocidade de propagação.

CLASSIFICAÇÃO DE ONDAS

        As ondas podem ser classificadas quanto à sua natureza, direção ou vibração. Quanto à sua natureza elas são divididas em ondas eletromagnéticas e mecânicas. As primeiras são geradas por cargas elétricas e não necessitam necessariamente de meio físico para sua propagação. Já as mecânicas necessitam de um meio material para se propagar (RODRIGUES, 2012).  

        Em relação a sua direção de propagação, as ondas podem ser uni, bi ou tridimensionais. Sendo as unidimensionais, como seu próprio prefixo já sugere, que se propagam numa só direção, bidimensionais em duas e tridimensionais em todas as direções. Quanto à direção da vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais. As primeiras são os pulsos que tem suas vibrações perpendiculares à direção da propagação, as segundas têm suas vibrações coincidindo com a direção de propagação (RODRIGUES, 2012).

VELODIDADE DE PROPAGAÇÃO

        As ondas não transportam matéria, então, sua velocidade é considerada contínua. Logo seu deslocamento é calculado pela seguinte expressão utilizada para cálculos de movimentos uniformes:

                                         (1)[pic 1]

        

Conhecendo o comportamento das ondas podemos definir que  e . Em que  é o comprimento de onda e  o período de oscilação. Sabendo que:[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

                                                 (2)[pic 6]

Onde f é a frequência de onda. Substituindo em (1) e fazendo as modelagens matemáticas necessárias temos:

                                                 (3)[pic 7]

A equação (3) é conhecida como a Relação Fundamental da Oscilatória, pois pode ser aplicada a qualquer tipo de onda.

REFERÊNCIAS

RODRIGUES, I. Física experimental II. Universidade do Vale da Paraíba, 2012.

SOFÍSICA. Velocidade de propagação das ondas. Disponível em: < https://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/velocidade.php>. Acesso em 18 de novembro de 2019.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (550.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com