TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico – Ensaio no dinamômetro de rolo

Por:   •  11/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade de Brasília
Aluna: Larissa Lourrane Torres Vidal
Matricula: 12/0124459
Professor: Fabio Lisboa

Relatório Técnico –  Ensaio no dinamômetro de rolo.

  1. Introdução:
    Observa-se nesse relatório o ensaio de uma Mercedes Benz 280 S (W116) em um dinamômetro de rolo. O dinamômetro de rolo é um aparelho comumente destinado a medir o torque e a potência do motor. O mesmo pode mostrar outras características como, aceleração, rotações por minuto, velocidade, curva de torque entre outros. Tendo como objetivo principal analisar o comportamento do motor como um todo, assim, podendo encontrar possíveis defeitos para que possam ser melhorados.
    Os dados técnicos do carro estudado encontra-se  a baixo:

    Ano:
    1979
    Número do chassi:
    116.2
    Operacao:116.020
    Numero de cilindros:
    6
    Motos máximo:
    6500 rpm
    Saída do motor:
    160/5500 bhp/rpm
    Máximo torque:
    165/4000lb/rpm
    Deslocamento total do pistão:
    2746 cc
    Taxa de compressão:  
    9.0:1
    Rolamentos:
    7
    Capacidade do tanque de combustível:
    96L
    Resfriamento:
    Agua
    Sistema elétrico:
    12 volts
    Trem de válvula
    : DOHC, cadeia duplex
    Aceleração:
    de 0 a 100 km/ h 11,5s

Velocidade máxima:190 km/ h

  1. Objetivos:
    2.1 Objetivo Geral:

O objetivo da atividade pratica é fazer uma análise do motor de uma Mercedes Benz 280 S (W116) do ano de 1979 e entender como o dinamômetro de rolo, ferramenta utilizada para analise, funciona.


2.2 Objetivos Específicos:
 

Aprender como se dá o funcionamento e como o dinamômetro de rolo é ultizado. Assim, podendo analisar os resultados por meio de gráficos e outros recursos que o software disponibiliza.
     

  1. Recursos:

3.1 Recursos Humanos:  A atividade pratica foi realizada pela turma de mais ou menos 25 alunos com o auxílio de mais dois monitores e o professor da disciplina. A turma foi dividida em quatro grupos dos quais cada um ficou responsável por uma área, sendo estas, compra da gasolina, retirada do carro, manuseio da bateria e pesquisa do manual do carro estudado.

3.2 Recursos Materiais:  Foi utilizado um carro Mercedes Benz 280 S (W116) do ano de 1979, um dinamômetro de rolo, notebook, bateria, gasolina, sensores, gráficos, fotos e vídeos dos resultados observados.

3.3 Recursos Financeiros:  Foi necessário apenas R$15,00 para a compra da gasolina pois os demais materiais utilizados estavam disponíveis no Galpão da FGA- UnB

4. Metas:

Entender o funcionamento de um dinamômetro de rolo e o funcionamento do software para que desta maneira seja possível obter uma análise de resultados de forma eficaz.

  1. Estratégias:
    -Dividir a turma em grupos.
    -Procurar o manual do carro.
    -Realizar a atividade prática.
    -Tomar nota dos dados fornecidos pelo software.
    -Analisar os resultados obtidos.
    -Confeccionar um relatório técnico.
  2. Cronograma:


A atividade prática foi dividida em dois dias, um para preparar o carro estudado e outro para a realização do ensaio. Foi requerida mais uma semana para a análise dos resultados e elaboração do relatório técnico.

7. Avaliação:  

Foi analisado o motor de uma Mercedes Benz 280 S (W116) do ano de 1979, conforme     mostrado a baixo:

[pic 1]
                                                                 Figura1: Mercedes Benz S (w116) no dinamômetro de rolo. 

Nota-se na figura acima que o carro encontra-se pronto para ser ensaiado, as rodas em que são concentradas as trações são colocadas em cima do rolo de forma que na medida que for aplicada uma determinada aceleração o dinamômetro possa obter todos os dados necessários para a realização de uma análise eficaz.

O dinamômetro  de rolo é formado pelos seguintes componentes: um conjunto de rolos, uma unidade de absorção e um sistema que indica o torque. Estes conjuntos são acoplados a uma unidade de coleta de dados por meio de um sistema de transmissão por correia.
        Quanto ao sistema de coleta, este é formado por sensores que captam a rotação em função do tempo, ou seja, quantifica as rotações por minuto (RPM) obtidas pelos sensores. A partir deste ponto essas informações são transmitidas para o operante por meio de um software, indicando os resultados da performance do motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com