Relatório apresentado como exigência da Disciplina de química laboratório para fins de aprendizado
Por: Emilly Teodoro • 17/6/2017 • Relatório de pesquisa • 3.100 Palavras (13 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB
Curso: Engenharia civil
Disciplina: Quimica laboratório ll
Propriedades do concreto
Relatório apresentado como exigência da Disciplina de química laboratório para fins de aprendizado.
Amanda Ramos Freitas – 165318
Camila Maria Moraes Rufino – 165346
Emilly da Silva Teodoro – 165362
Lais Ribeiro Neves – 165623
Mariana S. Carneiro de Carvalho – 165318
Thais Cristina Araujo Magalhães – 167567
Campo Grande-MS
(21/10/2016)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ..1
- OJETIVOS..........................................................................................................................2
- METODOLOGIA...............................................................................................................3
- RESULTADOS E DISCUSSÃO ...................................................................................9
- CONCLUSÃO...................................................................................................................17
- EFERENCIAS................................................................................................................18
- Introdução
No meio da Construção Civil, vários materiais predominam com papel fundamental para a realização das obras. O caso da argamassa e do concreto não é diferente.
O conhecimento dos materiais concreto e argamassa, para o Engenheiro Civil é fundamental, pois em qualquer área que irá atuar irá depender e irá usar estes materiais.
O concreto é o material mais utilizado para realização de construções no Brasil (90%) e no mundo. Ainda assim, ele não chega a ser nem tão resistente, nem tão tenaz quanto o aço, embora alguns fatores principais possibilitem tal popularidade. Dentre estes fatores, podem ser citados: a versatilidade (facilidade na produção e no manejo, uma vez que o concreto é uma substância plástica - que pode ser moldada.), a durabilidade, a economia (é um dos materiais mais baratos e comumente disponível em todo o mundo) e a alta resistência à água, o que faz dele o material ideal para resistir à ação da água.
A argamassa como material de revestimento em edificações tem uso intenso, bem como material de assentamento de pisos, revestimentos, decorações e com um aumento constante do uso de argamassa armada para telhas, paredes,reservatórios, etc.
Com isso foram realizados experimentos com intuito do preparo de corpos de prova de argamassa e de concreto. E foram analisados os seguintes quesitos nesses corpos de prova:
- resistência
- riscos de corrosão
- aspecto do corpo de prova antes e depois de aquecido
- Ph e densidade
- Objetivos
Analisar as diferentes propriedades e comportamentos dos corpos de prova de argamassa e concreto preparado em diversas proporções e componentes, quando submetido a determinados processos químicos.
- Metodologia
No preparo dos Corpos de Prova de concreto e argamassa foram utilizadas as seguintes substâncias reagentes:
-Água: solvente de substâncias iônicas. Reage com os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb e Cs) formando uma base e desprendendo hidrogênio; com alguns óxidos metálicos para formar hidróxidos e com os não-metálicos para formar ácidos.
-Areia: é um conjunto de partículas de rochas degradadas, um material de origem mineral finamente dividido em grânulos ou granito, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm.
-Cimento: As propriedades do cimento são diretamente relacionadas com as proporções dos silicatos e aluminatos.As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).
-Brita (só foi adicionado no concreto): são constantemente sujeitas a processo químicos de destruição, os quais assumem particular importância nas britas calcárias, devido à sua susceptibilidade aos ácidos, e nas britas com feldspatos, pelas suas possibilidades de caulinização. (caulite ≡ argila).
Os materiais utilizados foram: balança analítica, provetas de 50 ml, vasilha plástica de sorvete de 500 ml, caixas de leite, espátula grande, fios de cobre de 10 mm, vergalhão de ferro de 14 cm, mangueira para instalação elétrica com 14 cm, cano de PVC com 14 cm, fita adesiva larga, régua, lixa d’água, fonte de corrente contínua, dois multímetros de alta impedância de entrada, fios com conexão em jacaré, estufa para secagem de material, bico de bunsen, tripé de ferro, tela de amianto, termômetro escala de 0 a 300ºC, pinça metálica grande, fita indicadora de ph, placa de Petri, bastão de vidro, espátula, formão, martelo, almofariz e pistilo, proveta de 1000 ml, kitassato de 250 ml, rolha, mangueira plástica, bacia plástica, proveta de 25 ml, proveta de 250 ml.
Os 7 corpos de prova de concreto foram feitos a partir dos seguintes procedimentos:
Primeiro foi medido a areia, cimento e brita em uma proveta e em seguidaessa mistura foi transferida para uma vasilha de plástico de 500 ml; depois foi pesadaem uma balança analítica a massa total, e por último foi adicionado água aos poucos para mistura ficar completamente homogênia e de aparência pastosa, logo em seguida as misturas foram transferidaspara as caixas de leite contendo 3 com eletrodos de ferro, 1 com vergalhão de ferro e os outros 3 corpos de prova ficaram com espessuras diferentes.
...