Relatório da Aula prática de Química Geral - Materiais e Substâncias: critério de pureza, fracionamento de materiais
Por: Nayane Alves • 2/10/2015 • Ensaio • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 525 Visualizações
Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Relatório da aula prática de Química Geral - Materiais e Substâncias: critério de pureza, fracionamento de materiais.
João Paulo de Aguiar Santos
VÁRZEA GRANDE – MT
2014
Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Relatório da aula prática de Química Geral - Materiais e Substâncias: critério de pureza, fracionamento de materiais.
João Paulo de Aguiar Santos
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Química Geral, no curso de Engenharia Civil, no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.
Orientador: Prof.
VÁRZEA GRANDE – MT
2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO................................................................................................... 03
2. OBJETIVO.......................................................................................................... 03
3. MATERIAIS E MÉTODOS ............................................................................. 03
3.1 Material .............................................................................................................. 05
3.1.1 A vidraria ............................................................................................................. 05
3.1.2 Os reagentes ........................................................................................................ 05
3.2 Procedimento experimental ............................................................ 06
3.2.1 Distinção entre substâncias e mistura ............................................................... 06
3.2.2 Critério de pureza ................................................................................................ 06
3.2.3 Fracionamento de misturas homogêneas (líquidos miscíveis) ......................... 06
4. RESULTADO E DISCUSSÕES .............................................................. 07
4.1 Sobre a distinção entre substâncias e misturas ............................. 07
4.2 Sobre o fracionamento da mistura heterogênea (sólido-líquido) 08
4.3 Sobre o fracionamento da mistura homogênea (líquidos miscíveis) ........................................................................................... 08
5. CONCLUSÃO .................................................................................................... 09
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 10
INTRODUÇÃO
Na primeira aula prática laboratorial de Química Geral, foram repassadas as informações relacionadas às medidas de segurança necessárias, desde as vestimentas e acessórios até o manuseio dos utensílios e equipamentos utilizados durante os procedimentos que seriam realizados.
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza algumas misturada a outras.Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes, cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
OBJETIVO
Durante os experimentos observar as diferenças entre as misturas homogêneas de misturas heterogêneas e separar os constituintes das misturas utilizando os métodos de separação em laboratório.
MATERIAIS E MÉTODOS.
Existem vários tipos de equipamentos presentes em laboratórios de química. É verdade que a qualidade e a quantidade desses aparelhos dependem da instituição e do investimento feito em cada laboratório. No entanto, a seguir apresentaremos alguns equipamentos encontrados em qualquer laboratório de química, apontando a função e o nome de cada um:
Bureta - Aparelho utilizado em análises volumétricas. Uma bureta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos.
Pipeta - Há dois tipos clássicos de pipetas:
• pipetas graduadas: possuem uma escala para medir volumes variáveis;
• pipetas volumétricas: possuem apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final indicado por ela, sendo estas mais rigorosas que as graduadas.
Pisseta ou Frasco Lavador - Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.
Proveta ou Cilindro Graduado - Serve para medir e transferir volumes de
...