Relatório de Estagio Supervisionado
Por: Vinícius Spohr • 18/11/2018 • Relatório de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
VINÍCIUS SPOHR
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 2018
ENGENHARIA MECÂNICA
2018/02
Professor orientador:
Geovane D. Pinheiro
Cascavel – PR
2018
- SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 4
2.1. CORTE E DOBRA DE CHAPAS 4
2.2. SOLDA 4
2.3. QUALIDADE 4
2.4. EXPEDIÇÃO 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
4. Bibliografia 7
INTRODUÇÃO
Fundada em 1986, pelo empresário Carlos Carmindo Bonato, a Cofama Industria e Comércio de Maquinas LTDA, fica situada na cidade de Araruna, Paraná e está situada às margens da PR 558.
A Cofama atua no desenvolvimento de máquinas para produção e corte de espuma de poliuretano, material este, muito comumente utilizado na produção de colchões. Os produtos são desenvolvidos sob medida para seus consumidores, oferecendo não só equipamentos, bem como soluções para seus clientes.
O estilo empreendedor e agressivo da administração, consolidou o nome da empresa em todo o Brasil, sendo que a mesma possui hoje uma grande carteira de clientes.
Para produção de tais equipamentos, a empresa conta com vários processos de fabricação, controle de qualidade, setor especializado em projetos entre outros setores, dos quais, alguns foram alvo deste trabalho.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Algumas das inúmeras atividades desenvolvidas na Cofama foram acompanhadas neste estágio supervisionado, atividades essas que serão descritas a seguir.
CORTE E DOBRA DE CHAPAS
Dentro do pré-programado para o estágio em questão e, seguindo o processo produtivo, o primeiro setor acompanhado foi o de corte e dobra de chapas.
Neste setor ficam inúmeras maquinas, das quais as dobradeiras e máquina de corte, bem como o estoque de barras e tubos que serão cortados e ou dobrados.
O equipamento utilizado para o corte das chapas e tubos é uma mesa de corte a plasma, equipada com comando numérico computadorizado, comumente chamado CNC, que através de programação efetuada pelo programador realiza o corte, corte esse que se torna, pelo processo automatizado, altamente preciso.
Cortes mais simples, ou seja, que não necessitam de uma precisão tão apurada, são feitos em um equipamento chamado guilhotina, que nada mais é do que uma máquina de corte manual.
Posteriormente ao corte são feitos, quando necessário, as dobras. As dobras são feitas por uma série de equipamentos, que dependem da aplicação, sendo estes, uma dobradeira hidráulica, uma dobradeira por eixo excêntrico e uma viradeira manual.
SOLDA
Nesta segunda etapa, as chapas e tubos previamente cortados, são agora soldadas.
...