Relatório de Química Experimental Reações Químicas
Por: Raquel de A. Leite • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.688 Palavras (11 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
FACULDADE DE QUÍMICA
REAÇÕES QUÍMICAS
ALUNOS:
DIOGO LUCAS DA SILVA FERREIRA
PAULO ADINAMAR GARCES DE LIMA
RAQUEL DE ALBUQUERQUE LEITE
BELÉM/PA
OUTUBRO/2018
DIOGO LUCAS DA SILVA FERREIRA
PAULO ADINAMAR GARCES DE LIMA
RAQUEL DE ALBUQUERQUE LEITE
REAÇÕES QUÍMICAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Química Experimental Aplicada I da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará.
Profa. Ana Paula Carrico de Lima
BELÉM/PA
OUTUBRO/2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
2. OBJETIVO 6
3. MATERIAIS E REAGENTES6
4. METODOLOGIA6
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 7 a 10
5.1. REAÇÕES DE SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO7
5.2. REAÇÕES DE DUPLA TROCA7
5.3. REAÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO8
5.4. REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTÉRMICAS9
5.5. REAÇÕES DE DECOMPOSIÇÃO10
6. CONCLUSÃO10
BIBLIOGRAFIA11
ANEXO12
1. INTRODUÇÃO
Há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, dizemos que ele sofreu uma transformação química (reação química). Caso contrário trata-se de uma transformação física. Em uma transformação química, as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos.
Quando observamos em um sistema, a mudança de cor, a formação de gases ou a formação de um produto com diferentes solubilidades, podemos dizer que ocorreu uma reação química. A reação química é um fenômeno químico onde os átomos de rearranjam de formas diferentes produzindo uma substância de propriedades diferentes. Além das novas propriedades da nova solução devemos considerar também as quantidades de energias envolvidas na reação, a reação que sede energia para o ambiente em forma de calor, é chamada exotérmica, a reação que absorve energia do ambiente em forma de calor, é chamada endotérmica. Em geral podemos reconhecer a ocorrência de uma transformação química através de alterações que podem ocorrer no sistema, tais como mudança de cor, liberação de gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama ou luminosidade e alteração de temperatura.
Para que uma reação química ocorra, é necessário primeiramente que os reagentes estejam em contato, para que ocorra a reação entre eles, além do contato é necessário também que os reagentes tenham afinidade química, e por fim é necessário, energia para que ocorra a reação. A reação pode ocorrer quando a apenas a mistura de dois reagentes formando uma solução, pode ocorrer através de substancias iônicas com a ajuda de agentes oxidantes e redutores, pode ocorrer através da ação de agentes físicos, como o calor, a eletricidade, a luz e outros que levam à decomposição da substância e a formação de outros produtos, e finalmente também pode ocorrer quando se colocam duas substâncias em condições especiais para a formação de uma terceira substância. Essas condições nos ajudam a classificar as reações químicas em 5 tipos:
- Reação de deslocamento ou simples troca, que ocorre quando há dois reagentes, um elemento químico A, e um elemento químico composto BC que reagem e formam no produto um elemento químico AB e um elemento químico C;
- Reação de dupla troca, que ocorre quando há dois elementos químicos compostos AB e CD que reagem formando no produto dois elementos compostos AC e BD;
- Reação de oxidação – redução, que ocorre quando em uma solução um elemento químico A tende a perder elétrons e um elemento B tende a ganhar elétrons, e sendo assim o elemento A reage com o elemento B doando 1 elétron para o elemento B formando um cátion A+ e um ânion B- que se juntam formando um elemento AB;
- Reações endotérmicas e exotérmicas, que ocorrem quando há absorção ou liberação de energia na formação do produto;
- E, por fim, reações de decomposição que ocorre quando um reagente AB quando colocado em condições especiais forma um produto A + B, ou seja, se decompõe nos elementos A e B.
2. OBJETIVO
A aula de reações químicas decorrida no dia 17 de outubro de 2018 teve como objetivo caracterizar um fenômeno químico, distinguir os tipos de reações químicas, reconhecer quando se processou uma reação química.
3. MATERIAIS E REAGENTES
- Tubos de ensaio;
- Cloreto férrico ();[pic 2]
- Conta gotas;
- Clorofórmio ();[pic 3]
- Zinco (Zn);
- Dicromato de potássio ();[pic 4]
- Ácido clorídrico (HCl)
- Água oxigenada (H2O2)
- Ferro (Fe)
- Bióxido de manganês (MnO2);
- Sulfato de cobre (CuSO4);
- Cloreto de amônio (NH4Cl)
- Magnésio (Mg);
- Hidróxido de sódio (NaOH);
- Ácido sulfúrico (H2SO4);
- Ácido nítrico (HNO3);
- Cobre (Cu);
- Cloreto de potássio (KCl)
- Iodeto de potássio (KI);
- Carbonato de cálcio (CaCO3);
4. METODOLOGIA
Nos quatro primeiros experimentos, foram de reações de simples troca, em que se colocaram nos tubos de ensaio, uma substancia simples reagindo com uma composta. Com objetivo de observar se a reação ocorre ou não.
Nos dois experimentos seguintes, foram realizadas reações de dupla troca em que foram colocadas substancias compostas reagindo com outra composta. Com objetivo de observar se a reação ocorre ou não.
...