Relatório de Titulometria de Neutralização Ácido Forte Base Forte
Por: Adriano Simonini • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.389 Palavras (10 Páginas) • 709 Visualizações
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE
Relatório de Titulometria de Neutralização Volumétrica
Alunos: Adriano Simonini Gomes Teixeira
Álisson Borges
Simon Balbo
Stefan Buchdid Cardoso
Thiago Vinícius
Prof. Deusmaque Carneiro Ferreira
Uberaba, MG
Abril 2016
Sumário
1. INTRODUÇÃO
1.1. Termos usados em Titulometria Volumétrica
1.2. Erro de Titulação
1.3. Curva de Titulação (ácido – base)
1.4. Variáveis que Influenciam o Comportamento dos Indicadores
2. OBJETIVOS
3. METODOLOGIA
3.1. Materiais
3.2. Métodos
3.2.1. 1ª parte...
3.2.2. 2ª parte...
4. RESULTADOS
4.1.1ª parte:.......
4.2.2ª parte........
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Em Química Analítica, o método mais utilizado para determinação de ácidos e bases é conhecido por titulação de neutralização. Este método também serve para monitorar o progresso das reações que produzem ou consomem íons hidrogênio.
Skoog (2006) afirma que a titulação é um dos procedimentos analíticos mais exatos. Na titulação, o analito reage com o titulante em uma relação de estequiometria conhecida. Normalmente, varia-se a quantidade de titulante até a obtenção da equivalência química na qual é indicado por mudança de cor de um indicador químico ou pela mudança na resposta de um instrumento. Portanto, pode-se dizer que o processo de titulação nada mais é do que um tipo de comparação química.
Existem três métodos titulométricos comumente utilizados, a titulometria volumétrica, que envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito, a titulometria gravimétrica, na qual utiliza-se a massa do reagente para medida e não o seu volume, e a titulometria columétrica, na qual o “reagente” é uma corrente elétrica direta constante de grandeza conhecida que consome o analito, nesse caso, o tempo requerido para completar a reação eletroquímica é medido.
O método de titulometria volumétrica será utilizado no presente relatório seguindo os objetivos e metodologias propostos.
- Termos usados em Titulometria Volumétrica
- Solução Padrão (ou titulante padrão) – Reagente de concentração conhecida que é usado para fazer uma análise volumétrica.
- Titulação – Lenta adição de uma solução padrão, por uma bureta ou dosador de líquidos, a uma solução de analito até que a reação entre os dois seja julgada completa.
- Ponto de equivalência – Ponto teórico alcançado quando a quantidade adicionada de titulante é quimicamente equivalente à quantidade de analito na amostra.
- Ponto final – ponto na titulação quando ocorre uma alteração física associada à condição de equivalência quimica.
- Indicadores – elemento adicionado à solução de analito para produzir uma alteração física visível próximo ao ponto de equivalência.
- Erro relativo de titulação – diferença entre o volume real de reagente utilizado para alcançar o ponto final e o volume teórico para alcançar o ponto de equivalência.
- Erro de Titulação
De acordo com Sookg (2006), a precisão de uma medida é prontamente determinada pela comparação dos dados experimentais e teóricos. Pode-se determinar o erro de titulação segundo a Equação 1.
(1)[pic 1]
Onde,
= volume no ponto de equivalência[pic 2]
= volume no ponto final[pic 3]
- Curva de Titulação (ácido – base)
O ponto final da titulação pode ser determinado através da curva de titulação ou curva de neutralização. A Figura 1 ilustra a representação gráfica dos valores de pH em função do volume de titulante adicionado.
...