Relatorio II - R1 - Bernoulli
Por: Janaina Cordeiro • 25/6/2017 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
RELATÓRIO EXPERIMENTO 3:
REYNOLDS
MANAUS – AM
2017/1
RELATÓRIO EXPERIMENTO 1:
REYNOLDS
[pic 3]
MANAUS – AM
2017/1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS E TEORIA 4
2. EXPERIMENTO 4
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
A partir dos resultados registrados na Tabela 1, foram calculado valores médios para tempo e a distância horizontal: 5
4. CONCLUSÃO 6
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
- INTRODUÇÃO
O experimento de Reynolds foi apresentado por Osborne Reynolds em 1883, provando que só existe Reynolds para escoamento turbulento. Neste experimento é construído um dispositivo com um tubo transparente horizontal, pelo qual água flui a partir de um reservatório onde se está inicialmente em repouso. Por meio de uma canícula um filete de substância corante é injetada na corrente de água no tubo, o que propicia visualizar-se o escoamento através do comportamento deste filete colorido. Quando o filete escoa retilineamente pela tubulação, sem ocorrer sua mistura com a água, o escoamento é dito laminar. No caso de mistura rápida com a água, resultando na diluição do filete, o escoamento demonstra atingir o regime turbulento. Para obter-se a redução da agitação da água no reservatório é necessário que esta permaneça em repouso por um tempo normalmente maior que uma hora, com o que se evita a formação de escoamentos secundários na tubulação transparente, que causam deformações no filete de corante que passa a assumir formas não úteis à demonstração, como rotações e translações ao longo do eixo do tubo.
Outros detalhes importantes devem ainda ser observados, como a introdução da tinta, antes da entrada da tubulação, pois o tubo de injeção também perturba o escoamento. Também a forma de entrada da tubulação merece atenção especial, sendo recomendada uma entrada de perfil elíptico, como uma boca de sino, evitando-se a formação de vórtices no escoamento.
Com esta série de cuidados, pode-se manter o regime laminar para valores fora da faixa apresentada acima, chegando-se a Re > 8000. Estes valores, logicamente, são valores especiais de laboratório, enquanto as faixas especificadas aplicam-se para tubulações normais, e servem como regra geral para escoamentos na prática.
TEORIA
Caracterizar.
teorema de Bernoulli enuncia: no caso de um fluido incompressível em regime permanente, em que se possam desprezar as forçar de atrito e, consequentemente, as perdas de energia, mantem-se a carga total duma partícula ao longo da sua trajetória. Como se vê no próprio enunciado, o teorema resulta diretamente do princípio da conservação de energia: se não há atritos, a partícula desloca-se sem perda de energia.
- EXPERIMENTO
O experimento foi conduzido no laboratório de Hidráulica da Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O experimento possui uma única etapa, a qual requereu alguns equipamentos, os quais foram listados a seguir:
- Recipiente de plástico para chegada da água;
- Folhas de papel para marcar a ponto de chegada do jato de água;
- Tubo cilíndrico metrado preenchido com água, com um orifício para saída a de altura da mesa;[pic 4]
- Régua comum;
- Cronômetro digital.
O experimento consistiu nas seguintes etapas:
- Preencher o tubo com água;
- Preparar o recipiente de plástico para as medições, posicionando algumas folhas de papel e a régua.
- Abrir a tampa o orifício de saída e a bloquear temporariamente com o dedo;
- Liberar a saída do jato por tempo suficiente para que o mesmo marque o papel;
- Anotar o tempo que o jato leva até o papel e a distância alcançada;
- Repetir mais duas vezes, nas mesmas condições.
Tabela 1: Tempo entre liberação de orifício até chegada da água no recipiente, pela distância horizontal alcançada pelo jato de água.
experimento | tempo [pic 5] | distância horizontal [pic 6] |
1 | 41 | 28,5 |
2 | 55 | 30,5 |
3 | 50 | 29 |
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir dos resultados registrados na Tabela 1, foram calculado valores médios para tempo e a distância horizontal:
Tabela 2: Valores médios do tempo entre liberação de orifício até chegada da água no recipiente, pela distância horizontal alcançada pelo jato de água.
...