Relatorio calculo massa molar
Por: Julia Cavenaghi • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
Objetivo
Realizar a determinação de que o valor ocupado por uma molécula grama de substancias gasosa na CNTP é igual a 22,4L.
Introdução
Volume molar dos gases é o volume ocupado por 1 mol de moléculas de uma substancia na fase gasosa. O volume ocupado por um gás depende diretamente das condições da temperatura e pressão. Considerando as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L.
Volumes iguais de quaisquer gases que estão nas mesmas condições de temperatura e pressão apresentam o mesmo número de moléculas. 1 mol de qualquer substância sempre contém 6,02.1023 átomos ou moléculas (constante de Avogadro). Portanto, 1 mol de qualquer gás sempre apresenta o mesmo volume, porque sempre detém a mesma quantidade de moléculas ou átomos. Sendo que a distância entre eles é tão grande que o tamanho dos átomos não interfere no volume final do gás.
Materiais e Reagentes
-Tubo de ensaio
-Suporte universal com garras
-Cuba de 1000 mL
-Pinça
-Vareta de vidro
-Mangueira de látex
-Proveta de 200 mL
-Bico de Bunsen
-Balança analítica
-Cloreto de potássio - KCl (sólido)
-Dióxido de manganês –MnO2(sólido)
Procedimento experimental
Primeiramente montou-se o sistema: o tubo de ensaio colocado inclinado no suporte universal e abaixo do tubo posicionado o bico de Bunsen, no outro suporte com uma garra foi colocada a proveta e a cuba. Então se colocou água até aproximadamente ¾ da capacidade desta e inverteu-se rapidamente a proveta cheia de água, vedada por um lenço de papel, na cuba. Conectou-se o tubo de desprendimento na proveta até o tubo de ensaio, conectado por uma rolha.
Então foi posto 0,115g de KClO3 e 0,0525g de MnO2 no tubo de ensaio e aqueceu-se essa mistura pela chama fraca do bico de Bunsen. Ao terminar o desprendimento do oxigênio foi desconectado o tubo.
Resultados e Discussão
Ao aquecer clorato de potássio com dióxido de manganês, obtêm-se a seguinte reação:
2 KClO3 2 KCl + 3 O2,[pic 1]
Onde o gás liberado desta reação é o gás oxigênio.
O dióxido de manganês tem como função ser um catalisador na reação, ou seja, aumentando a velocidade de ocorrência da mesma. Entretanto, o MnO2 não foi consumido durante a ocorrência da reação, portanto, não aparece na mesma.
Para a obtenção do volume ocupado por uma molécula grama, foram utilizados o seguintes cálculos:
[pic 2]
Onde:
V0 é o volume ocupado pelo oxigênio;
P é a pressão no laboratório (calculado através da subtração da pressão atmosférica ambiente com a pressão de vapor da água em temperatura ambiente, 713 mmHg – 19,827 mmHg = 693,173 mmHg);
V é o volume deslocado pelo oxigênio na proveta (0,039 L);
T0 é a temperatura na CNTP (273 K);
P0 é a pressão na CNTP (760 mmHg);
T é a temperatura ambiente do laboratório (295 K).
...