Relatorio de conclusão de aula
Por: Matheus Lopes • 17/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
RELATÓRIO.
Nome: Matheus Lopes
Professor: Flavio Ney da Silva Franco
Turma: Tec 6v
Data de entrega: 15/12/15
PELOTAS, DEZEMBRO, 2015
Introdução
Neste relatório será apresentado os objetivos e as conclusões da aula pratica da disciplina de medidas elétricas na qual foi feito a instalação de um medidor de indução em uma unidade consumidora com uma sequência de procedimentos detalhado e seguro de acordo com o RIC (Regulamento de Instalações Consumidoras), o medidor usado era do tipo americano sendo ele trifásico dentre outros dados que serão apresentados no decorrer deste relatório.
Objetivos
O objetivo inicial era identificar em qual tipo de fornecimento a unidade consumidora se encaixaria de acordo com o teorema de Blondel foi contatado o tipo do fornecimento passando assim para o objetivo principal que seria a identificação do medidor de indução que seria usado que teria que se encaixar corretamente para a necessidade da unidade consumidora, e também foram escolhidos dois parafusos para a fixação do medidor de forma correta a uma madeira presente dentro da caixa de entrada, posteriormente foi feita a identificação do fio neutro e das 3 fases assim podendo fazer a instalação do medidor de indução.
Materiais utilizados e procedimentos para a realização da pratica:
De acordo com o RIC (Regulamento de Instalações Consumidoras), esclareceu-se os dimensionamentos necessários a serem conhecimentos antes de realizar a instalação. No anexo J, na tabela de dimensionamento de entrada de serviço, tem-se o fornecimento do tipo trifásico (C2) com uma carga instalada D (Demanda calculada) 10
Conforme o anexo k na tabela de dimensionamento de poste e pontaletas, no ramal de ligação, tratando-se de condutor de, tem-se um multiplex (alumínio), Q-10(Q=Quadruplex=4fios) o poste e de concreto armado e sua carga nominal é de 80 daN. De comprimento e engastamento, devido ao fato de o ramal de ligação ser multiplex e o poste estar localizado do lado oposto da rede concessionária, consecutivamente 7,0 m e 1,30 m.
No dimensionamento a caixa metálica, onde está o medidor, o tamanho e de 2A, o modelo é CLI, e as medidas são A=50 B=50 C=18.
A mureta onde a caixa do medidor está embutido deve ser construída de concreto, telha, lajota ou material equivalente, deve conter também uma pingadeira, contém duas saídas embutidas, onde uma vai para a residência e a outra para o aterramento.
Na ancoragem do ramal de ligação, tinha-se uma armação secundária com um estribo, fixada por um parafuso passante, onde tinha um isolador de vidro com uma roldana.
A haste de aterramento é circular e feita de cobre, está colocada em uma cavidade de concreto quadrada.
Foi utilizado como EPI’s, um par de luva, um óculos e um capacete. E também uma caixa de ferramentas. Em seguida, foi escolhido um medidor de indução monofásico, identificado assim quanto ao número de elemento, de fios, tensão nominal e corrente nominal, que foram consecutivamente três elementos, quatro fios, 240V E 15 (120) A. Escolheu-se o parafuso adequado para ser feita a fixação do medidor a madeira na caixa de entrada, pendurou-se o medidor em um dos parafusos na parte superior, e na parte inferior utilizou-se dois parafusos que assim o medidor ficasse devidamente centralizado com um prumo adequado, o qual é indispensável para um bom funcionamento do medidor.
Verificou-se os fios de entrada e os de saída, três fases e um neutro de entrada e os outros quatros de saída. De acordo com o circuito na carcaça do medidor contatou-se que o mesmo era do tipo americano, assim ligou-se o fio neutro de saída no 5 borne da esquerda para a direita, depois uma das fases de saída no 6 borne, outra fase no 7 borne, e a última das três fases de saída no 8 borne do medidor depois foi ligado o neutro de entrada no 4 borne, uma das fases no 3 borne, outra fase no 2 borne e a última das três fases de entrada no 1 borne do medidor da esquerda para a direita. Apertando nem muito forte nem muito fraco os parafusos dos bornes com cuidado para não danificar e nem deixar os fios frouxos.
...