Relatório 1 – Elementos de Máquina Prática
Por: Victor Hugo • 15/4/2019 • Abstract • 572 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Relatório 1 – Elementos de Máquina Prática
[pic 5]
Campinas – SP – 2019
Elementos de Fixação
Na disciplina elementos de máquinas, ministrada pelo professor César Quiroz, o tema estudado é elementos de fixação e foi solicitado um relatório sobre alguns elementos presentes no laboratório.
Os elementos de fixação são separados em dois grupos: móveis, que são porcas, parafusos, pinos, anéis elásticos e arruelas; permanentes, que são soldas e rebites.
No torno, fresa, furadeira, impressora 3D e nas outras máquinas presentes no laboratório, foram observados alguns elementos de fixação e transmissão, como:
Rosca trapezoidal- São roscas utilizadas para transformar movimento circular em movimento linear. É um elemento de transmissão.
[pic 6]
Parafuso- Pode ser usado tanto como elemento de fixação como elemento de transmissão. Em ambos os casos o parafuso precisa de uma peça indispensável para seu uso, a porca. Para ser utilizado como elemento de fixação, o parafuso apenas atravessa as peças desejadas e na outra extremidade é colocada a porca, são elementos de fixação móveis. Para ser utilizado como elemento de transmissão o parafuso ou a porca é fixado e o outro elemento desliza sobre o outro, transformando movimento circular em retilíneo.
[pic 7][pic 8]
Pino- São elementos de fixação móveis, utilizados principalmente em peças que realizam rotação.
[pic 9]
Anel de borracha- Pode ser utilizado em máquinas que sofrem impactos, com o objetivo de diminuir a vibração das peças, absorção de impacto. Pode, também, ser utilizado como um elemento de vedação para líquidos ou gases.
[pic 10]
Engrenagem- Um elemento clássico de transmissão, são círculos dentados encaixados em eixos. Os dentes de uma engrenagem se encaixam nos dentes de outra engrenagem, tornando-se capaz de transmitir o movimento entre os eixos. Utilizadas em grande parte das transmissões mecânicas.
[pic 11][pic 12]
Cremalheira- Cremalheira consiste em uma peça mecânica onde pode-se transformar movimento retilíneo em rotacional ou vice-versa. Com a ajuda de um “guia” dentado, uma engrenagem rotacional e faz com que o movimento aconteça. No movimento horizontal, muito utilizados em portões de casas, e em movimento vertical, muito usados em elevadores, ou tarefas que necessitam o levantamento de grandes cargas.[pic 13]
Rebite- O rebite é um tipo de elemento de fixação permanente. Consiste em uma haste de metal com uma cabeça fixa. Ao ser introduzida em furos para unir peças, seu outro lado é rebatido a fim de formar uma nova cabeça e unir permanentemente duas ou mais peças. São muito usados em máquinas e principalmente na fixação de elementos em aviões.[pic 14][pic 15]
Polia- Polias são elementos (rodas) usados para transmissão de movimento. A combinação de polias ajuda pode ser útil para a diminuição de energia destinada a determinada atividade. Normalmente atuam junto com cordas, ou cabos de aço.[pic 16][pic 17]
Chaveta- As chavetas são elementos de fixação não permanente. Normalmente empregados em funções onde os elementos possuem uma rotação síncrona. Atua como um sistema de travas entre as peças, possibilitando o travamento e a continuidade do movimento.
[pic 18][pic 19]
...