Relatório Medida de Pressão
Por: Vitor Manuel • 11/5/2021 • Ensaio • 773 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Itajubá
Fenômenos de Transporte 1
Experimento 1 – Medida de Pressão
Helcio Francisco Villa Nova
Vitor Manuel da Silva Duarte 2019002513
Arthur Atilio Moraes Santarelli 2019005391
Guilherme
Henrico
Vinícius Lago Andrade 2019012574
26 de Abril de 2021
- Introdução
A pressão é uma grandeza escalar muito utilizada em diversas áreas cinetíficas, ela mede a força aplicada em um determinado espaço. Além disso, ela está muito presente em nossa vidas, como por exemplo, numa viagem de avião, com a variação de altitude, ou na cozinha, através do uso de uma panela de pressão.
Nesse relatório será apresentado um experimento que buscou apresentar a relação entre pressão, temperatura e volume, no qual em determinados momentos a pressão e volume se mantiveram constantes através de cetos equipamentos. Dessa forma, procura-se compreender o fonômeno térmico ocorrido e assim descreve-lo através de medidas de pressão.
- Desenvolvimento
No experimento teve como base o comportamento do gás descrito pela Lei de Gay-Lussac, no qual há uma relação direta entre pressão, temperatura e volume, na qual ela permanece igual mesmo após a alterção de uma das variáveis.
[pic 2]
A principal variável utilizada foi a temperatura, esta que variou através do aquecimento de água, com a temperatura inicial utilizada sendo 100o C. Já a pressão será exercida por um gás, onde a medição dessa pressão será realizada a patir de um manômetro de Bourdon, com a pressão incial dada pelo barômetro do laboratório.
[pic 3]
Na medição da pressão é possível obter duas formas dessa grandeza, a pressão absoluta (P) que é sempre positiva e a pressão relativa (Prel) que é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica (Patm).
Para a incerteza da medida de pressão será utilizada metade da menor marcação das escalas.
- Procedimento Experimental
- Equipamentos:
- 2 Erlenmeyer (1L)
- 1 Becker (2L)
- 1 Rolha 13
- 1 Mangueira flexível (40 cm)
- 1 Ebulidor (220 Volts)
- 1 Vacuômetro (0-5 Kgf/cm2)
- Métodos:
Ensaio com o volume constante:
Inicialmente foram aquecidos 2 litros de água no Becker com um ebulidor, chegando a aproximadamente 100o C, dessa forma, parte dessa água foi usada para preencher um dos erlenmeyer para aquecê-lo, retirando-a em seguida, depois foi instalada a rolha, a mangueira flexível e o vacuômetro nesse erlenmeyer, fazendo com que o volume ficasse constante, porém havendo a diminuição da temperatura, permitindo assim fazer as medidas da variação de pressão.
Ensaio com a pressão constante:
Depois repetiu-se as ações iniciais do ensaio anterior no outro erlenmeyer, onde foi colocada a água aquecida para depois elimina-la, porém nesse foi instalada uma bexiga, permitindo que a pressão interna seja igual a pressão atmosférica externa, além de ocorrer novamente a diminuição da temperatura, observando em seguida o fenômeno que ocorre com abexiga, esta que diminui o volume de gás presente dentro do erlenmayer.
- Resultados
Ensaio com o volume constante:
Ao ser colocada a rolha, o erlenmeyer se tornou completamente selado, portanto nenhum gás pode escapar, fazendo com que o volume permenecesse constante. A temperatura que era inicialmente de 100º Celsius se igualou à temperatura do ambiente. Portanto, partindo da equação: , obtém-se a relação: , demonstrando que a pressão final é menor que a incial.[pic 4][pic 5]
...