Relatório Perda de Carga Mecânica dos Fluídos
Por: Lucas Soares • 4/11/2021 • Relatório de pesquisa • 586 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
RELATÓRIO APRESENTADO COMO REQUISITO PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO 2º BIMESTRE NA DISCIPLINA MECÂNICA DOS FLUÍDOS: DO CURSO DE ENGENHARIAS, MINISTRADA PELO PROFESSOR FRANK HEBERT PIRES FRANÇA.
[pic 3]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Integrantes:
Décio Ricardo Santiago – Eng.ª Mecânica
Lucas de Jesus Soares – Eng.ª Química
RELATÓRIO
PERDA DE CARGA DISTRIBUÍDA
Introdução
[pic 4]
O estudo da ação de um conjunto hidráulico de fluidos em um sistema forçado, é importante para se verificar a perda de carga que se é obtido em todo percurso, assim observar as percas de carga que são estabelecidos tanto na distribuída quando na localizada.
A criação de um sistema de abastecimento sobre pressão independente de sua complexidade gera percas de cargas, pois os materiais que são utilizados como tubulações, conexões, válvulas, curvas e máquinas hidráulicas tem seus pesos equivalentes de perca.
Ao longo do percurso o fluido recebe interferência de escoamento pelas peças utilizadas e o atrito das paredes dos tubos, já que ficam mudando de direção, consequentemente geram forças que reduzem a capacidade de fluidez do líquido, tendo que ser levado em consideração no dimensionamento do sistema.
[pic 5][pic 6][pic 7]
Objetivo
Identificar e apresentar as perdas de cargas localizadas e distribuídas em tubo e conexões de PVC, verificando a influência da vazão, medindo a pressão e o diâmetro de tubo comparando os valores obtidos pelas tabelas e analisando as percas de carga nas tubulações, se atentando as seguintes colocações:
1 - Determinar quais as principais fontes de erros para este experimento e se a discrepância foi grande entre os valores teóricos e experimentais:
CONCLUSÃO:
A depender do tipo de material usado, no nosso caso a água, a qualidade desse fluídos poderia influenciar para uma possível incrustação na parte interna da tubulação, assim gerar um fator de variação do fluxo e até mesmo no diâmetro da tubulação.
Outro fator seria a alimentação ou a variação da carga de energia para alimentação dos componentes elétricos, tais como as bombas hidráulicas, a eficiência da mesma também é algo que deve ser levado em consideração para uma possível interferência nos resultados finais desses experimentos.
...