TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Experimental

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Maranhão – Campus Balsas

Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Disciplina: Química Experimental

PILHAS E REAÇÕES REDUX

CAROLINE VALE RODRIGUES

TURMA 4

Balsas/ MA

2022

CAROLINE VALE RODRIGUES

PILHAS E REAÇÕES REDUX

Relatório submetido a disciplina de Química Experimental como título Pilhas e Reações Redux com o intuito de obtenção da nota em relação aos experimentos realizados do devido título citado no escopo do trabalho.

Balsas/ MA

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1
  2. OBJETIVOS        2
  3. PARTE EXPERIMENTAL        2
  1. Materiais e Reagentes        2
  1. Metodologia        2-3
  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES        3
  2. CONCLUSÃO        3-4
  3. REFERÊNCIAS        5

  1. INTRODUÇÃO

A aula prática que foi realizada no laboratório de química com o objetivo de construir uma pilha e efetuar ensaios envolvendo reações redox, para se fazer uma pilha (gerador eletroquímico) bastam apenas dois metais diferentes (com diferentes potenciais de redução química) imersos em um meio condutor qualquer, para que a diferença de potencial entre ambos gere corrente elétrica pela troca de elétrons entre estes materiais.

Eletroquímica é a área da química que estuda as reações que envolvem a transferência de elétrons e a interconversão de energia química em energia elétrica. A eletroquímica é aplicada para fabricação de muitos aparelhos utilizados em nosso cotidiano, como pilhas, baterias, celulares, lanternas, computadores e calculadoras. Na prática, para que tal aparelho possa acionar algum dispositivo elétrico, em geral, os metais propostos para a construção de pilhas são o zinco e o cobre, provavelmente baseados na pilha de Daniell. Em 1836, John Fredric Daniell construiu um sistema que ficou conhecido como Pilha de Daniell. Ele interligou, com um fio metálico, dois eletrodos.

Na eletroquímica, as reações estudadas são as de oxirredução. Elas são caracterizadas pela perda e ganho de elétrons. Isso quer dizer que ocorre a transferência de elétrons de uma espécie para outra. Como o seu nome indica, as reações de oxirredução ocorrem em duas etapas: Oxidação: Perda de elétrons. O elemento que provoca a oxidação é chamado de agente oxidante. Redução: Ganho de elétrons. O elemento que provoca a redução é chamado de agente redutor.

A pilha, também chamada de célula eletroquímica, é um sistema onde ocorre a reação de oxirredução. Ela é composta por dois eletrodos e um eletrólito, que em conjunto produzem energia elétrica. Se conectarmos duas ou mais pilhas, forma-se uma bateria. O eletrodo é a superfície sólida condutora que possibilita a troca de elétrons. Os elétrons são liberados no ânodo e seguem por um fio condutor até o catodo, onde ocorre a redução.

  1. OBJETIVO

Construir uma pilha e efetuar ensaios envolvendo reações redox, a fim de verificar experimentalmente a tendência das substâncias à oxidação ou redução e a respectiva formação dos produtos.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

No experimento foram utilizadas diferentes preparações de soluções. Com o objetivo de construir uma pilha e efetuar ensaios envolvendo reações redox e posteriormente será feita uma discussão com os resultados obtidos. Os materiais e equipamentos que foram utilizados eram simples, e juntamente com o auxílio da professora e técnico responsável pelo laboratório, ficou ainda claro como utilizá-los e como executar os experimentos.

  1. Materiais e Reagentes

Os materiais utilizados por nós, durante a execução dos experimentos foram:

  • 5 placas de cobre
  • 5 placas de zinco
  • papel higiênico
  • 2 pedaços de fio cabinho (20 cm cada um)
  • 2 lâmpadas de 1,2 volts com soquete, 2 jacarés
  • 1 pilha
  • 4 béqueres de 100 mL
  • 3 pipetas de 10 mL
  • 1 pedaço de zinco metálico
  • 2 fios de cobre, solução de CuSO4(aq) 0,5 mol/L
  • solução de AgNO3(aq) 0,5 mol/L
  • Pisseta

  1. Metodologia

Na construção de uma pilha cortamos cerca de 30 cm de papel higiênico e dobramos para que ficasse aproximadamente com o mesmo tamanho das placas. Mergulhamos o papel higiênico dobrado no frasco que contém sulfato de cobre, para que fique todo molhado pela solução. Para retirar o excesso do líquido, aperte um pouco o papel. Depois, colocamos entre as placas o papel higiênico molhado pela solução e comprima bem as placas contra o papel e observe a lâmpada acender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com