Relatório do Experimento: Manometro de Tubo Aberto
Por: Kelwin Oliveira • 12/8/2019 • Relatório de pesquisa • 1.533 Palavras (7 Páginas) • 914 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Campus Alegrete
JAINE REUSE
KELWIN SILVEIRA
LUCCA VENTURA
MATHEUS CARVALHO
Laboratório de Física 2
Manômetro de Tubo Aberto
Prof.: Luis Henrique Gomes Armas
Alegrete
2018
Sumário
Resumo 3
1 Objetivo 4
2 Introdução 5
3 Fundamentação Teórica 6
3.1 Pressão Manométrica 6
4 Metodologia 7
5 Resultados 8
4.1 Água 8
4.2 Álcool 9
5 ANALISE DE RESULTADOS 11
5.1 Analise de Pressão 11
5.2 Analise de Densidade 11
6 CONCLUSÃO 12
Referências 13
Resumo
Um fluido é uma substância que, diferente de um solido, pode escoar. Isso ocorre, pois, um fluido não possui a capacidade de suportar a ação de uma força cisalhante a sua superfície, sendo assim, ele assume a capacidade de se moldar conforme o recipiente que o contém.
A partir dessa característica que os fluidos apresentam, é possível a execução de experimentos nos quais pode-se observar as características de tais substâncias. A partir disso, o experimento de manômetro de tubo aberto possibilita a observação dos conceitos de pressão em um fluido, além de determinar características do fluido observado, como, a massa especifica.
1 Objetivo
O experimento tem como intuito conhecer o funcionamento de um manômetro de tubo aberto e construir conhecimento do como de operar o equipamento. Utilizando-se água como líquido manométrico, visou-se efetuar a observação da variação de pressão de acordo com a profundidade do liquido.
Assim, conhecendo a variação de pressão do liquido e partindo de os conceitos construídos em sala de aula se torna possível determinar a densidade dos líquidos que serão observados (água e álcool) e, a partir disso, levantar conclusões que possam ser relacionadas com os fenômenos presenciados no dia a dia.
2 Introdução
O manômetro é um aparato que tem como objetivo determinar a diferença de pressão de um fluido em relação à pressão atmosférica. O manômetro de tubo aberto é um dos mais conhecidos, no qual se insere um liquido ou gás, para determinar sua pressão; através de uma abertura ele está exposto à pressão atmosférica.
Utilizando-se de um manômetro desse tipo, foi inserido dois líquidos, água e álcool, para ser efetuada a análise da variação de pressão de acordo com a variação de altura que os fluidos foram expostos com o objetivo de determinar a propriedade especifica de cada substância analisada conhecida como densidade.
3 Fundamentação Teórica
3.1 Pressão Manométrica
O manômetro de tubo aberto, exemplificado na figura 1, é constituído de um tubo em forma de U que contém um líquido manométrico; uma das extremidades do tubo é ligada a um recipiente no qual se deseja medir a pressão e a outra abertura fica exposta a pressão atmosférica. Sabendo que pressão absoluta pode ser calculada usando a equação:
[pic 1]
Considerando:
[pic 2]
Temos:
[pic 3]
assim, temos pressão manométrica igual a:
[pic 4] (1)
Figura 1 - Manômetro de Tubo Aberto
[pic 5]
4 Metodologia
Para a execução do experimento em questão, foram utilizados os seguintes materiais:
- Um painel hidrostático FR2 com escala milimetrada em acoplável;
- Tripé com haste de suporte para painel;
- Tampão;
- Copo de Becker de 50 ml contendo água e depois álcool;
Ao iniciar o experimento, verificou-se que uma das extremidades do manômetro estava obstruída com o tampão, assim, apenas foi verificado a posição Y1 e Y2 do liquido presente no tubo do manômetro. Posicionou-se a escala vertical milimetrada dentro do copo Becker que se encontrava inicialmente vazio. A posição da escala foi ajustada para que o zero coincidisse com a extremidade do tubo vertical, ficando aproximadamente a 10 mm do topo da mesa.
Após efetuado os ajustes foi acrescentado água no copo até chegar na marcação de 0 (zero) da escala, então, aguardou-se 30 segundos e observou-se que as posições Y1 e Y2 não se alteraram. Logo após, foi acrescentada mais água, gradativamente. Conforme a água foi acrescentada, percebeu-se que uma parcela subiu pelo tubo; constatando -se os valores de h1 e h2, o que possibilitou calcular os valores de ∆h através da relação ∆h = h2 – h1.
Com os valores obtidos foi possível preencher a tabela disponibilizada no roteiro e assim construir um gráfico que relaciona P x ∆h para efetuar observações sobre a variação de pressão em relação a variação de posição ∆h. Assim, se torna possível determinar a densidade da água.
Feito isso, o Becker foi esvaziado e, posteriormente, posicionado novamente com a escala vertical em seu interior, então, foi despejado álcool, gradativamente, e os procedimentos anteriores foram executados novamente. Com os valores obtidos de ∆h Y1 Y2 foi preenchida uma tabela e posteriormente foi construído um gráfico que auxiliou para determinar-se o valor da densidade do álcool.
...