HIDRÁULICA: MANÔMETRO DE TUBO ABERTO TIPO U
Por: EDER55 • 8/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.388 Palavras (6 Páginas) • 726 Visualizações
[pic 1]
HIDRÁULICA
MANOMETRO DE TUBO ABERTO TIPO “U”
Local: Estácio de Sá, Campus Floresta
Professor: Vinicius Florentino Camargo
Alunos:
Cristian Marques Felix / Matrícula: 201601339933
Eder Hemetrio de Menezes/ Matrícula: 201512959189
Felipe Gonçalves de Paula / Matrícula: 201602507351
Curso: Engenharia Civil
Período: 5°
Turma: 3055
Sumário
- Introdução ...........................................................................................
- Descrição da Prática de Laboratório.................................................
- Apresentação .......................................................................................
- Discussão de Resultados....................................................................
- Conclusão ............................................................................................
- Referência.............................................................................................
- Introdução
O principio da hidrostática teve suas raízes com o experimento de Arquimedes, onde comprovou que quando se introduz um objeto em um recepciente com água, a variação do liquido é proporcional ao volume do objeto. Além de Arquimedes outros matemáticos como Simon Stevin, Evangelista Torricelli e Blaise Pascal também contribuíram com teoria relacionadas a estática.
Pode-se definir fluido como uma substância que tem a propriedade de escoamento. Todo fluido colocado em um determinado recipiente tem como característica nesta ação, assumir a forma deste. Este comportamento é natural porque o fluido não pode resistir a uma força paralela à superfície (tensão de cisalhamento), esta acepção explica a propriedade de escoamento citada. Uma propriedade primordial utilizada sobreposta a este conceito será a pressão do fluido. “Quando um fluído como a água está em contato com uma superfície sólida, o fluido exerce sobre a superfície uma força normal perpendicular em cada ponto da superfície. Assim se define a força por unidade de área como P (pressão do fluido)”
Com estes conceitos adicionados à fundamentação teórica e os procedimentos do roteiro, será possível realizar o experimento, utilizando os cálculos das pressões manométricas, possibilitando o entendimento lógico do sistema de funcionamento do manômetro de tudo aberto em “U”.
Dispositivo para medir pressão que consiste de um tubo em formato de "U" com certa quantidade de líquido dentro dele (líquido motor), provido de uma escala milimétrica. O Experimento descrito a seguir tem como objetivo avaliar a variação da pressão. O líquido a ser utilizado é a agua. Serão utilizados 2 tubos, sendo interligados entre eles sendo que o que será feito a medição será denominado de tubo “A” ficando aberto para a atmosfera, onde será introduzida a sonda para medição manométrica, o outro denominaremos de tubo “B” que seria poderia ser a tubulação de alguma instalação.
A pressão exercida no líquido do tubo “A” faz com que a extremidade pressionada desça, causando um desnível. Conhecendo-se o peso específico e o desnível do líquido de referência, pode-se determinar a pressão na instalação.
[pic 2]
2. Descrição da Pratica de Laboratório
O experimento iniciou-se com orientações do Professor Vinicius, explicando o roteiro da aula pratica e apresentando os materiais e equipamentos que seriam utilizados.
Em seguinda explicou que a terra encontra-se sob pressão atmosférica, Patm, que é a camada de gases responsáveis por exercere tal pressão, utilizando se agua no interior do manômetro, a pressão manométrica Pm.
Que a diferença entre a pressão que atua no ponto a ser medido e a Patm.
A pressão absoluta será;
Pabs = Patm +Pm, onde Pm = u.g.h.
Em seguida utilizamos o aparelho conforme foto abaixo, e iniciamos as medições de acordo com os dados fornecidos pelo Professor:
Através do principio de Stevin, calcula-se a diferença entre pressões entre dois pontos considerando a agua em equilíbrio ( pressão no ponto mais profundo e a pressão no ponto menos profundo) que vale o produto da massa especifica da agua pelo módulo da aceleração da gravidade, e a diferença entre profundidades consideradas.
O manômetro em “U”, figura “A” é um tubo com agua, onde será introduzida uma seringa ou sonda, para medir a pressão na Figura “B”.
A partir de agora inicia-se a analise da variação de pressão, partindo do principio que quando é introduzida a seringa ou sonda no tubo da figura “A” a mesma se desnivela, indicando a pressão que pode ser vista através da medida do desnível da superfície mensurada na Figura “B”.
Os resultados obtidos com o experimento serão apresentados na próxima seção.
[pic 3][pic 4][pic 5]
3. Apresentação e discussão dos Resultados
Levando em consideração o peso especifico da agua:
u = 1 atm = 1000kg/m3 = 10000n/m3 = 101325Pa = 10,33mca;
e considerando a gravidade g=10m/s
Determine:
- Faça medições a 20mm, 40mm e 60mm de profundidade inserindo a sonda no Tubo “A”;
- Calcule a pressão Manométrica (Pm) em cada caso;
- Calcule a Pressão absoluta (Pabs) em cada caso.
A tabela abaixo compreende a variação em termos de profundidade em relação a câmara transparente figura “A”, numa variante de 0 a 60mm, conferidos por intermédio da movimentação realizada pelo tubo sonda ou seringa.
Altura no Tubo “A” (h1) Valor Obtido no tubo “B” (h2) Valor da Pressão (Pm)
...