TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica sobre Empreendedorismo

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica sobre Empreendedorismo

        Conforme estudado em aula Empreendedorismo é um termo Francês criado no século XII, o qual se referia a uma pessoa responsável por construções de grande escala, como as catedrais, castelos e fortes, além de estar ligado a questão de desenvolver uma atividade até o final. Já na Inglaterra, no século XVI, o termo se referenciou as questões de responsabilidade, criação e gestão de negócios, sem garantia de lucro.

        Com o passar do tempo, alguns autores começaram a evidenciar que o empreendedorismo estava ligado à responsabilidade que uma pessoa assume por algocomo uma ocupação com fins econômicos, a qual se expõe aos riscos do insucesso.

Dentro do empreendedorismo tem os empreendedores que são pessoas que buscam atingir uma composição confortável economicamente, atingindo metas e objetivos econômicos através da sua dedicação e de seu bom desempenho.Além disso, existem também distintos empreendedores que podem ser classificados como empreendedor clássico que representado por pessoas que se arriscam a expandir um determinado negócio, o empreendedor empresarial representado por pessoas que se sujeitam a arriscar sua carreira para atingir um objetivo, uma ideia, e o empreendedor social é aquele que está a frente de ONGs, fundações afim de despertar a capacidade de mobilização diante de uma causa. Os empreendedores sociais têm características semelhantes aos empreendedores de clássicos e empresariais, mas possuem uma missão social onde o objetivo final não é a geração de lucro, mas o impacto social; são os agentes de transformação no setor social.

        Com a expansão dos conceitos de empreendedorismo e empreendedor as organizações também se mobilizaram, as quais são chamadas de organizações empreendedoras que incentivam que os funcionários sejam cada vez mais inovadores, afim de idealizar produtos e serviços cada vez melhores. Diante disso, surgem as barreiras e conflitos dentro das empresas, uma vez que estes serviços e produtos inovadores precisam ser aprovados por pessoas que muitas vezes não estão sujeitos a submeter riscos à empresa diante de algo novo. Com isso, têm-se os conflitos, que muitas vezes impedem as inovações criadas por um colaborador sejam colocadas em prática.

Além desses conceitos foi também estudado sobre o Mito do Empreendedor, texto este que destaca paraquestão da obsessão que as pessoas têm em criar seu próprio negócio, serem empresários, mas que geralmente não chegam a ser empreendedores, passam apenas por um ataque de empreendedorismo. Com isso, aparecem os conflitos, uma vez que uma pessoa ao montar seu próprio negócio possui dentro de si três personagens, um gerente, um técnico e um empreendedor, que se não estiverem em equilíbrio poderão acarretar em conflitos, dificultando o trabalho e as ações a serem desenvolvidas por este empresário.

        Diante do que foi visto até o momento posso afirmar que todos nós temos um pouquinho de empreendedor dentro de nós, basta ter coragem e um bom desempenho para agir e produzir inovações que agradem o mercado. Além disso, é necessário coragem e discernimento para assumir os riscos que um negócio poderá ser submetido ao acatarnovas estratégias e inovações. Acredito que empreender é realmente o que os autores relatam, é assumir riscos mesmo que negócio possa ter como conseqüência o insucesso econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com