Resenha do Livro Ecologia: capital, trabalho e ambiente
Por: Valua • 5/5/2019 • Resenha • 635 Palavras (3 Páginas) • 809 Visualizações
CONTI, Laura. O objeto deste livro: os mecanismos e a vontade. ln. Ecologia: capital, trabalho e ambiente. Prefácio de David Capistrano Filho e José Dirceu. 2.ed. São Paulo: HUCITEC, 1986. (p. 2 a 5).
A obra ecologia capital, trabalho e ambiente, publicado em 1986 pela editora HUCITEC, trata de questões, assuntos que trazem bastantes discussões de como resolver alguns problemas que estão há tanto tempo inserido e até hoje não foi solucionado como, por exemplo, os gases poluentes que saem das indústrias, a água sendo má distribuída nos setores econômicos e os recursos não-renováveis.
Além disso, o tema “os mecanismos e a vontade”, aborda claramente como os meios, no caso os temas que serão discutidos acima funcionam no dia a dia e vontade seria como solucionar os problemas de forma eficiente.
O objetivo da autora, é mostrar alguns empecilhos que estão entreposta na sociedade e fazer com o que o ser humano reflita sobre suas atitudes, pois o indivíduo querendo, ou não, ele é um dos responsáveis desses problemas.
O livro está dividido em capítulos e possui um total de 158 páginas. A autora, primeiramente, analisa em três partes inseridos no primeiro capítulo do livro que se intitula “o objeto deste livro: os mecanismos e a vontade”.
Na parte 1º - A saúde, a autora apresenta como os gases poluentes que saem das indústrias podem causar danos severos às pessoas, principalmente aquelas que trabalham nas fábricas.
Na parte 2º - A economia, a autora faz uma longa analise da água que deveria
ser usada não somente para à indústria, e sim também para outros setores como, por exemplo, à agriculta, à pecuária e à pesca
.
Na parte 3º - Os recursos não-renováveis, a autora aborda que apesar do petróleo ser uma grande fonte de energia ela é limitada. E se, acabasse não teria um outro recurso para substitui-lo, o que causaria uma grande pera de matéria-prima.
De forma clara e objetiva, para diminuir a quantidade de poluentes na atmosfera, é necessário soluções significativas, sobretudo nos centros urbanos, que devem ser monitoradas para que não haja um aumento de poluição. Além disso, a utilização de tecnologia seria uma ótima ferramenta para minimizar, ou acabar com o problema da poluição.
Outro fato importante que a Laura Conti aborda é a questão da contaminação dos corpos d’água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais ao organismo, plantas e à atividade humana após o uso. O tratamento desses fluentes de forma constante reduziria a impureza da água. Quanto para o abastecimento humano, a água deve ser tratada a fim de eliminar os patógenos presente nela e os poluentes nocivos à saúde.
Outrossim, quanto a duração de recursos não-renováveis, a sociedade precisar ter um bom planejamento que vise longo prazo de como usar o petróleo de maneira mais eficiente, para que assim dure o maior tempo possível, criar alternativas para substituir os recursos que não irão se renovar e investir em novas alternativas de geração de energia como, por exemplo, eólica e solar.
O livro Ecologia: capital, trabalho e ambiente tem como público alvo os docentes e discente de todas as áreas das ciências exatas, pois hoje em dia tudo é ambiente. Então, é necessário ter um bom conhecimento do que está acontecendo no mundo. A obra também pode ser facilmente instrumento de leitura para a população em geral porque trata de questões relacionadas à sociedade.
...