Resistividade Elétrica
Por: bruno505 • 17/10/2017 • Relatório de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
Objetivos
Experimento feito para verificação da relação entre a resistência elétrica de um condutor e suas dimensões geométricas: determinação da resistividade de metais. Analisando, em determinado material, e realizando a medição da resistividade, de acordo com a distância, do mesmo.
Introdução
Resistividade eléctrica (também resistência eléctrica específica) é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente eléctrica. Quanto mais baixa for a resistividade, mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica. Sua unidade no SI é o ohm metro (Ωm).
A resistência eléctrica R de um dispositivo está relacionada com a resistividade ρ de um material de acordo com a expressão:
Em que:
ρ é a resistividade eléctrica (em ohm metros, Ωm);
R é a resistência eléctrica de um espécime uniforme do material (em ohms, Ω); é o comprimento do espécime (medido em metros); A é a área da seção do espécime (em metros quadrados, m²).
É importante salientar que essa relação não é geral e vale apenas para materiais uniformes e isotrópicos, com seções transversais também uniformes. De toda forma, os fios condutores normalmente utilizados apresentam estas duas características.
A resistividade elétrica pode ainda ser definida como
Onde
E é a magnitude do campo eléctrico (em volts por metro, V/m); J é a magnitude da densidade de corrente (em amperes por metro quadrado, A/m²).
Finalmente, a resistividade pode também ser definida como sendo o inverso da condutividade eléctrica σ do material, ou
Métodos e desenvolvimento
No experimento realizado, utilizamos como material:
• Fios Metálicos
• Voltímetro
• Fios de ligação com pinos banana
• Amperímetro
• Micrometro
• Fonte de Tensão Variável
• Cabos elétricos, conexões tipo jacaré
• Trena
• Suportes para montagem dos circuitos
Verifica-se experimentalmente que a resistência elétrica de um condutor depende do material que o constitui, de sua geometria e também de sua temperatura.
Em laboratório, foi montado o circuito para realização dos testes. Utilizando o voltímetro, estabelecemos uma baixa tensão na fonte, em 1 V. Durante todo o experimento, esta foi a tensão fixada. Com o uso de um cursor (conexão tipo jacaré) foi medido a intensidade da corrente no fio em distancias diferentes. Com 9 cm, 18 cm, 27 cm, 36cm, 45 cm,54cm,63cm 72cm e 81 cm. Montamos com o auxílio de tabela o resultado das alterações provocado pela resistência causa pela variação de distância do medido no fio. i (mA) e R (Ω).
Gráficos
Dados obtidos através das medições (níquel):
Gráfico referente aos dados obtidos:
Dados obtidos através das medições (alumínio):
Gráfico referente aos dados obtidos:
Conclusão
Após realizarmos todas as medições em determinado material, podemos observar a formação de um gráfico linear de acordo com a distância da medição em relação a sua resistividade. Podendo assim, determinar qual o tipo de material utilizado no experimento, no caso, níquel e alumínio, concluindo o valor de acordo com a tabela demostrada na apostila de experimentos.
Bibliografia
< Apostila teórica – laboratório física B >
< https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/mod06/m_s03.html >
< http://www.fisica.net/constantes/resistividade-eletrica-(ro).php >
...