Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: denisalvessilva • 6/3/2016 • Artigo • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 521 Visualizações
RSMA – ATIVIDADE COLABORATIVA
Aula tema 7
Responsabilidade Social e do Meio Ambiente do 2° período de Engenharia Mecânica
1 Conscientização acerca de responsabilidade social
O contexto social no qual estamos inseridos hoje nos remete a uma triste realidade, a da falta de consciência sustentável da população para com o ambiente que nos cerca, seja ele social, econômico ou ambiental.
Faz saber que sustentabilidade é um termo utilizado para classificar a interação humana com o meio ambiente visando preservar os organismos escassos existentes em nosso planeta.
Sendo assim entendemos que se houver a conscientização da sociedade acerca de seus atos, e de como ela pode ser proativa e trabalhar em prol da melhoria continua e social do meio ambiente favorecendo a economia, os índices que medem o nosso desenvolvimento sustentável podem ser positivos com a divulgação dos reflexos que serão causados no ambiente no qual nos inserimos.
Objetivo Geral
Notando a intenção deste projeto e vendo o contexto da conscientização em prol do desenvolvimento sustentável, pretendemos gerar a conscientização, ou melhor, proporcionar estímulos para a auto motivação, para que assim a própria pessoa busque em seus ideais se transformar em um ser sustentável fazendo com que os seus atos reflitam aquilo que a sociedade mais anseia hoje, sustentabilidade responsável e consciente.
Objetivos específicos
Para conseguirmos atingir o nosso objetivo geral, desenvolveremos atividades inter-classes e posteriormente atividades sociais de cunho sustentável que tenha como objetivo principal a conscientização de como prover o desenvolvimento sustentável na sociedade, na família e no individuo com reflexos globalizados.
Público Alvo
Focaremos trabalhos em grupos de estudos e debates institucionais para que assim a obtenção da colaboração acadêmica local seja algo utilizado a favor do projeto, uma vez que assim não somente um grupo levantará a bandeira do desenvolvimento sustentável, mais toda uma comunidade acadêmica desbravará esta bandeira.
Quando estivermos atuando na sociedade, dois de nossos maiores focos serão os grupos acadêmicos, e os grupos infantis, uma vez que respectivamente são formadores de opinião, e futuro para o crescimento sustentável. Em empresas trabalharemos através da intervenção na formação do conhecimento, divulgando resultados sobre as políticas que podem vir a se tornarem sustentáveis dentro da organização.
Problemas e os desafios a serem superados
- Impasse da sociedade em saber auditar as suas políticas já existentes, com os anseios apresentados pelo meio;
- Desmotivação da parte dos jovens, uma vez que tocaremos em assuntos audaciosos quanto à maioria de suas atitudes, tais como, “Não jogar bolinha de papel em vias públicas; Economizar água; Reciclem o máximo que puderem; etc.”.
- Obtenção de verba para disseminarmos este trabalho;
- Modificar a cultura já existente da sociedade;
- Adaptação dos órgãos públicos acerca dos modelos almejados pelo projeto;
Enfim, estes são alguns dos problemas que podem vir a surgir quando o projeto estiver em andamento, os demais que venham a decorrer do processo se originam destes já apresentados. Contudo, o grupo consegue através da exposição de conceitos concretos e fundamentados em políticas ambientais vigentes, obter a redução dos problemas apresentados e os demais que possam vir pela frente de modo parcial ou total.
- Justificativa
Notando o descaso de algumas pessoas que nos cercam na sociedade, o nosso grupo busca através deste minimizar os impactos da consciência não sustentável por parte dos cidadãos que exploram e esquecem o ambiente no qual estão inseridos.
No âmbito acadêmico trabalhando o interesse de ambas as partes pela geração de ideias sustentadas por opiniões claras e maciças de preservação ambiental buscaram aliados que correlacionam aspectos políticos, sociais e ambientais, os quais segundo o Programa do Livro Texto (PLT) página 85 é o “tripé da sustentabilidade”.
Já nas organizações almejamos nos posicionar na base de staff, para que assim consigamos integrar à diretoria um projeto com fim sustentável com maior eficiência em sua implantação dentro da própria organização.
Metas
- Quebrar a utopia existente, e mostrar que todos os cidadãos podem tornar-se pessoas disseminadoras do contexto sustentável.
- Visitar creches, e através de work shop infantis regados a muito riso, transmitir a informação almejada.
- No pólo industrial e comercial organizaremos grupos de estudos direcionados para o conteúdo com uma visão interna e externa de impacto ambiental.
- Buscar apoio de palestrantes de renome nacional para que assim consigamos atrair a sociedade em geral para o foco do debate.
- Encaminhar ao governo local projetos que incentivam a redução de desperdícios de bens ambientais não renováveis como, por exemplo, o combustível, a água, e dentre outros.
Metodologia
Palestras, work shop, teatros, reuniões com grupos de estudos, geração de debates em redes sociais, folders explicativos, passeatas ecológicas, dentre outros.
Indicadores para Avaliação
Com
...