Responsabilidade Social e Meio ambiente
Por: NANDAFERCRIS • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
2º SEM/2014
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO SOBRE AULAS AVA
Prof.ª: Maria Helena Hernandes
Fernanda Bergmann Holz – Engenharia de Produção – RA 9857493423
PELOTAS, 02 DE OUTUBRO DE 2014.
- INTRODUÇÃO
Ecossistema é uma comunidade de organismo que integram entre si e com o ambiente: o lago, floresta, savana, tundra, etc. Podemos também dizer que o ecossistema é onde vivemos influenciando a existência tanto da espécie animal ou vegetal.
Mudanças Climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta terra. Estas alterações são verificadas através de registro científicas nos valores médios ou desvios da média apurados durante o passar dos anos. Produzidas por diversas escalas de tempo e diferentes fatores meteorológicos.
Sustentabilidade é um tema usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir atuais dos seres humanos, sem compromete o futuro das próximas gerações.
Responsabilidade Social Empresarial é quando as empresas decidem voluntariamente, contribuir para sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
- DESENVOLVIMENTO
Ecossistemas
Fazem parte de um ecossistema todos os componentes abióticos (sem vida), como os minerais, íons, compostos orgânicos e clima. E os bióticos (seres vivos), são representados em vários níveis.
Produtores - são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através da substância inorgânica.
Consumidores são seres que se alimentam outros seres, ao contrário dos produtores não é capaz seu próprio alimento. E ainda podemos classificá-los em três tipos de consumidores.
- Consumidores primários são as espécies herbívoras, cujo quais se alimentam dos produtores.
- Consumidores secundários são os que se alimentam da primeira categoria de animais carnívoros, alimentam-se de herbívoros.
- Consumidores terciários são os grandes predadores os quais capturam grandes presas e estão no topo máximo da cadeia: tubarões, orcas e leões.
Decompositores são organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição.
É importante saber que dentro desta classificação, um organismo depende do outro, pois após passar por seu último ciclo os compostos orgânicos são utilizados dentro do ecossistema como nutriente para os produtores, assim começando um novo ciclo.
O ecossistema brasileiro é composto por uma grande área e por isso possui vários ecossistemas como: floresta amazônica mata atlântica, cerrado, caatinga, pantanal, restingas e manguezais.
Mudanças Climáticas
Nas mudanças climáticas são produzidos em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuva), temperatura do oceano, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc. Também são provocados por fenômenos naturais e por ações dos seres humanos, no momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisa cientifica os climatologistas verificaram que na última década, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno gerado pelo aumento da poluição do ar tem provocado o derretimento do gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos o processo de desertificação também aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.
As mudanças no clima vêm ocorrendo por atitudes errada da atividade humana, para ser implantada uma política de prevenção deve se transformar a visão humana, conscientizando para que tenham atitudes que diminua o risco ambiental.
Sustentabilidade
A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente para que se mantenham no futuro. Usando estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
- Ações relacionadas:
- Exploração dos recursos vegetais da floresta e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário;
- Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica;
- Exploração de recursos minerais de forma controlada;
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. E dentro outras formas.
As adoções de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas, inclusive a humana.
Garante os recursos naturais necessários para próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos e oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
...