Responsabilidade social e meio ambiente
Por: Raony Lobato • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 947 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
Anhanguera educacional
Responsabilidade social e meio ambiente
Escassez da água
Por:
Raony Jose Neves Lobato RA:7083553407
Brasília DF
30/ setembro/ 2013
Tema: escassez de água
Introdução
“ Proteger a água e cuidar do futuro do nosso planeta “
A preocupante condição ambiental já alcança a política, economia e a parte social no momento que os problemas ambientais que exigem com mais vigor a utilização dos recursos naturais em todos os pais, principalmente os desenvolvidos e industrializados. O desenvolvimento desordenado das cidades, aliado à ocupação de áreas de mananciais e ao crescimento populacional, provoca o esgotamento das reservas naturais de água e obriga as populações a buscar fontes de captação cada vez mais distantes. A escassez é resultado do consumo cada vez maior, do mau uso dos recursos naturais, do desmatamento, da poluição, do desperdício, da falta de políticas públicas que estimulem o uso sustentável, a participação da sociedade e a educação ambiental. Não e mais um segrego para nos que a água do nosso planeta esta acabando gradativamente e que a poluição dos rios o crescimento populacional, a má educação social, o consumo desordeiro e exagerado e irresponsável e sem fundamentação sustentável, e um dos principais fatores para a escassez de água.
À Inúmeras previsões à escassez de água por acharmos de sua inesgotabilidade. A água e o maior recurso natural para o ser humano e para suas atividades no geral. Apesar de muitos entenderem que o ciclo natural da água promove a sua recuperação, na prática não é o que se observa, tendo em vista os inúmeros fatores que interferem neste ciclo hidrológico.
A falta de água traz a seca e junto com ela a miséria, danos sociais, fome, etc... A mais comum e a seca do clima (climatológica) que traz a seca das terras. A seca hidrológica representa pela falta de água nos reservatórios e mananciais.
O Brasil tem 13% de água doce do planeta, que apenas 3% são potável a visão de um continente e um pais grande ajudou na ilusão de uma inesgotabilidade, e um consumo distante de ser sustentável e sem preocupação de escassez.
O Brasil tem um índice muito elevado de desperdício de água, chega aos 70% e comprova essa despreocupação de inesgotabilidade. A grande e vasta abundancia de recursos naturais e o pensamento de que sua capacidade e ilimitada frente a exploração, contribui para essa postura de despreocupação com a proteção e o equilíbrio ecológico dos recursos do nosso planeta.
Publico alvo
As pessoas que não tem educação conscientização social de como o desperdício de água afeta todo o nosso planeta. E fazer com que elas tenham consciência para mudar seus hábitos exemplos de pessoas que não se importa com o desperdício como escovar os dentes com a torneira aberta; lavagem de ruas e calçadas com jatos d’água,a lavagem de carros com água tratada e o uso de válvulas sob pressão nas descargas dos vasos sanitários o despejo das águas servidas de banho e lavagens em geral, sem a preocupação com a racionalização de consumo e/ou reuso.
Objetivo geral
Projeto escassez da água tem de haver em mostrar e ensinar e principalmente reeducar toda a população mundial. Como a escassez e a falta de água potável ira influenciar no nosso ecossistema(planeta) que se mudarmos coisas simples em nossos hábitos no nosso dia-a-dia ira influenciar para termos um planeta mais sustentável não só para nossas vidas, mais também para todos os ecossistemas e todos seres vivo e as futuras gerações que o planeta também os pertence.Aprendendo ensinando ou demonstrando ao próximo o quanto podemos fazer para racionar economizar a água e um dever de todos.
...