Resumo - Estudo de movimento e tempos (Barnes)
Por: Douglas Cavalcante • 23/4/2017 • Resenha • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 2.181 Visualizações
RESUMO – TEMPOS - LIVRO
Capitulo 1 ao 8, 24 e 25.
Capitulo 1 – Definição e finalidades do estudo de tempos e de movimentos
Definição do estudo de tempos e movimentos: É o estudo sistemático do sistema de trabalho com o objetivo de desenvolver o melhor método (de menor curso) para a execução de uma tarefa, padronizando esse método, determinar o tempo gasto por uma pessoa (treinada) trabalhando em ritmo normal e orientar o trabalhador ao funcionamento desse método.
Estudo de movimentos ou projeto de métodos: Encontrar o melhor método de se executar a tarefa.
Estudo de tempos ou medida do trabalho: Determinar o tempo-padrão para executar uma tarefa especifica.
De uma forma mais ampla para o desenvolvimento do método preferido (Projeto de métodos) o procedimento deve ocorrer na seguinte ordem: Definição do problema, análise do problema, pesquisa de soluções possíveis, avaliação das alternativas, recomendação para a ação.
Feito isso deve haver uma padronização da operação (Registro do método padronizado), para então se determinar o tempo-padrão (Medidas de trabalho). Após ter passado por todas essas fazer, há o treinamento do operador.
Capitulo 2 – Histórico do estudo de movimentos e tempos
O estudo de tempo teve seu início em 1881 com Frederick Taylor, os pontos do princípio de administração de Taylor são:
- Estudo cientifico de todos os elementos de uma operação, em substituição ao método empírico da época.
- Escolha do melhor operário para cada tarefa. (Sem deixar o funcionário escolher o que quer fazer).
- Desenvolvimento do espirito de cooperação entre a administração e o pessoal.
- Divisão do trabalho em partes iguais entre a administração e os operários.
Capitulo 3 – Processo geral de solução de problemas
Apresentação geral do método de resolução de problemas em cinto passos:
- Definição do problema – A definição do problema é o primeiro passo no processo de problema-solução, isso vem perecido que se reconheça que o problema exista.
- Analise do problema – A formulação do problema poderá resultar numa exposição dou definição genérica. Logo, se torna necessário a obtenção de dados para separar os fatos e determinar como eles se aplicam ao problema. Na análise do problema nenhuma avaliação deverá ser feita, o projeto de métodos deve ser da seguinte forma.
- Especificações ou restrições incluindo limites de gastos capitais.
- Descrição do método atual se estiver ainda em funcionamento. Incluindo gráfico do fluxo do processo, mapofluxograma, diagrama de frequência dos deslocamentos, gráfico homem-máquina, gráfico de operações e gráfico simo.
- Determinação das atividades que, provavelmente, o homem desempenhará melhor, das que a as maquinas desempenharão melhor e da inter-relação homem-máquina.
- Reexame dos problemas. Determinação dos subproblemas.
- Reexame dos critérios.
- Pesquisa de possíveis soluções – O objetivo básico é encontrar a solução que se enquadre no critério e nas especificações que foram estabelecidas.
- Avaliação das alternativas – Chegando a diversas soluções ou solução parciais para um problema, algumas delas podem ser descartadas facilmente e outras restantes poderão ser consideradas com mais cuidado.
- Recomendação para ação – Em diversos casos, a pessoa que resolve o problema não é a que usará a solução recomendada ou dará a aprovação final para sua implantação.
Capitulo 4 – Limites da aplicação do estudo de movimentos e de tempos
O custo da aplicação do estudo de movimentos e de tempos deve sempre levar em conta o retorno de capital esperado. Se uma operação está sendo considerado para melhoria, o grau até o qual o processo será desenvolvido para se obter a solução do problema dependerá dos benefícios potenciais.
Existem muitas combinações para TÉCNICAS DO ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS que podem ser usadas. Existem, no entanto, quatro combinações que determinam qual a técnica a ser usada.
- O Conteúdo da tarefa, ou seja, o número homens-horas usado por dia/ano.
- A vida prevista da tarefa.
- Considerações relativas à mão-de-obra, tais como salário-hora, a relação entre o tempo de preparação e o tempo de operação da máquina, qualificações especiais do operário, condições especiais do trabalho, exigências sindicais, etc.
- O investimento de capital em construções, máquinas, ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa.
Capitulo 5 – Projetos de métodos de trabalho – Conceito geral
Antes da revolução industrial, o processo de produção estava entregue a artesãos que, com sua habilidade e utilizando instrumentos simples, transformavam a matéria-prima em produtos acabados. Com a revolução industrial, o homem transferiu algumas de suas habilidades para as maquinas. O projetista de métodos dispõe do processo sistemático de solução de problemas para a ajuda-lo na determinação do processo e dos métodos a serem usados. O processo total de lançamento de um novo produto, na produção, poderá ser dividido em três fases, como se segue.
- Planejamento
- Pré-produção
- Produção
Planejamento é o primeiro passo em qualquer processo de produção ou fabricação. Existem seis funções básicas de planejamento. O projeto do produto resulta em desenhos mostrando o tamanho, forma, peso, material e uso definitivo. O projeto do projeto do processo consiste na determinação do sistema de produção. O projeto de método de trabalho consiste no estabelecimento da relação homem-tarefa, determinando como o operador executará a operação, o lugar de trabalho, fluxo e avaliação econômica. O projeto de ferramentas e equipamentos consiste na determinação de gabaritos, dispositivos, modelos, calibradores, ferramentas e maquinas, as quais executarão as operações. O arranjo físico da fábrica consiste na determinação de espaço total requerido. E por último a determinação do tempo padrão.
...