Análise do trabalho e estudo do tempo e dos movimentos
Tese: Análise do trabalho e estudo do tempo e dos movimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleysantana • 25/5/2014 • Tese • 526 Palavras (3 Páginas) • 730 Visualizações
1. Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos
Neste primeiro principio observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário. O estudo de tempos e movimentos permite a racionalização do método de trabalho do operário e a fixação dos tempos-padrão para a execução das tarefas.
Análise crítica:
No mundo atual a sociedade ainda utiliza desse primeiro principio. Pois necessita de método para executar quaisquer que seja a atividade. Além de uma especialização de cada operador.
Exemplo 1:
No escritório que trabalho utiliza esse principio da seguinte maneira:
No setor fiscal, primeiro organizo as notas ficais de compra e venda e os pagamentos de IMPOSTOS, FGTS, GPS e outros que as empresas nos entrega e depois lanço a notas fiscais no sistema de contabilidade, imprimo o livro fiscal contendo todo o movimento da empresas e entrego ao contador para o gera o imposto DAS ou DARF que fica a depender se a empresa é simples nacional ou lucro presumido.
2. Estudo da fadiga humana
Neste principio Taylor observou que o ser humano ficava fadigado com as rotinas de trabalho e isto prejudicava ao melhor rendimento do trabalhador.
Para que isso não viesse a originar prejuízo tratou de reduzir alguns movimentos de trabalho inúteis, e os pôs a relatividade com o ambiente de trabalho. Surgimento de horas de descanso.
Análise crítica:
Este principio ainda hoje é utilizado de maneira que o trabalhador cumpra com uma jornada de trabalho de 8:00h. Com intervalo para almoço. E com folga aos domingos. Além de algumas entidades aderirem a atividade que auxiliam ao melhor rendimento profissional dispondo atividades físicas como: alongamentos, ginásticas e etc..
Exemplo 2:
Ao fazer as minhas atribuições no setor que trabalho para evitar a fadiga nós ouvimos musicas para que o local de trabalho tenha uma clima mais adequado e assim concluo as minhas atribuições mais rápido com muito gosto e não me canso muito.
3. Divisão do trabalho e especialização do operário
Segundo Taylor a divisão do trabalho e a especialização de cada operário renderiam maior produtividade além de maior eficiência. Para ele a especialização aumenta a eficiência. E a divisão de tarefas aperfeiçoa os funcionários á varias atividades. Assim tornando a execução padrão e repetitiva.
Análise crítica:
É uma maneira ainda utilizada. Porque parte da aptidão de cada funcionário.
Porém não o corrompe apenas uma função mais o aperfeiçoa a lidar com outras atividades de maneira que o deixe ainda mais especializado em várias áreas do setor no qual estar inserido.
...