Resumo - Introdução a Engenharia
Por: annaruth52 • 16/3/2016 • Resenha • 581 Palavras (3 Páginas) • 5.080 Visualizações
RESUMO
A presente resenha baseia na obra Introdução a Engenharia. O objetivo da resenha é identificar aspectos positivos e negativos no ensino da engenharia, bem como seu papel para a sociedade nos mais diversos ramos de atuação. Dentro do estudo pode-se analisar toda a vida acadêmica de um engenheiro, bem como os desafios que este terá na sua carreira, confronto com problemas e o desenvolvimento de habilidade que o ajudará a obter sucesso no decorrer da vida profissional.
1. INTRODUÇÃO
A obra Introdução à Engenharia, de Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira, publicado pela Editora UFSC no ano de 2006, mostra no seu conteúdo conceitos, ferramentas e comportamento da engenharia. Com a obra é possível identificar toda a carreira acadêmica que o estudante de engenharia passará.
De acordo com os autores a engenharia é uma profissão que é fruto do trabalho de milhares de pessoas, que no decorrer de anos, investiram suas vidas. É uma profissão que precisa constantemente renovar seus arsenais para que estejam bem qualificados, sejam criativos e estejam dispostos a ultrapassar limites.
A obra contempla uma estrutura tratando de assuntos como quando o acadêmico chega a universidade, dando ênfase na importância do estudo para essa área. Tem-se na seqüência a importância da comunicação para a profissão, quem é o engenheiro, a importância na pesquisa para engenharia, o uso da criatividade, modelos e simulação, otimização, projetos e por fim, os mais diversos ramos da engenharia, bem como o que estes estudam.
2.INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Quando o estudante que pretende cursar engenharia chega a faculdade, percebe que terá um longo caminho pela frente. Pois além dos conhecimentos repassados pelos professores, os acadêmicos terão muito trabalho pela frente, buscando conhecimento fora da sala de aula, correndo atrás de métodos e formas para interpretar e analisar problemas específicos e ainda, necessitam de um grande empenho e tempo para assimilar todas estas novas ferramentas.
Para alcançar um bom estudo o acadêmico deve fazer uma preparação, então a captação de informações para posteriormente haver o processamento dessas informações gerando o feedback desejado.
Como em todas as profissões, na engenharia a comunicação exerce fundamental importância. Um engenheiro precisa saber se comunicar. A capacidade de saber buscar, selecionar e armazenar informações é um fator preponderante para atuação profissional.
O engenheiro precisa trabalhar com algumas ferramentas diferentes de comunicação, o que requer deste uma habilidade muito maior de interpretação e conhecimento do que se está mostrando.
Para Bazzo et. al (2006, p.58):
O desenho é uma potente forma de comunicação que o engenheiro desenvolve para realizar seu trabalho. Todavia, o mais importante não é o fato de saber desenhar, mas sim visualizar os sistemas espacialmente, conseguir interligar os diversos componentes, imaginando as suas compatibilidades, seus encaixes, suas disposições espaciais.
A engenharia começa a surgir a partir da invenção da roda, a utilização do papiro para escrita, mas tarde, utilizando-se de técnicas de irrigação no rio Nilo.
...