TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre P2p

Exames: Resumo Sobre P2p. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É PEER-TO-PEER

Com o aparecimento da Internet muitas foram as tentativas de tirar proveito dos recursos a ela ligados. O aumento dos sistemas ligados à Internet e dos dispositivos com capacidade de comunicação leva ao repensar a arquitetura das aplicações atuais, surge assim o Peer-to-Peer Computing.

A maioria dos serviços de Internet são distribuídos utilizando a tradicional arquitetura cliente-servidor, Grande parte do processamento envolvido no serviço ocorre no servidor, deixando o cliente liberto. Grande parte das aplicações populares na Internet, como o correio eletrônico, transferência de ficheiros e mesmo a World Wide Web utilizam este modelo de serviço-entrega.

Infelizmente esta arquitetura tem uma grande desvantagem: com o crescimento do número de clientes, a carga e largura de banda do lado do servidor também aumentam. O ponto de quebra é quando o servidor não consegue atender mais clientes. A vantagem da arquitetura é não necessitar de grande poder computacional do lado do cliente. Ironicamente, a maior parte dos utilizadores de computadores pessoais continuam a efetuar atualizações constantes ao seus sistemas tornando-os demasiado poderosos para as aplicações mais populares da Internet: navegar em página inter-ligadas e ler correio eletrônico.

Nesta arquitetura o cliente tem um papel passivo, ou seja, pode efetuar pedidos e serviços, mas não pode disponibilizar serviços a outros clientes.

Peer-to-Peer é uma tecnologia que permite que qualquer dispositivo capaz de comunicar também seja capaz de fornecer serviços a qualquer outro dispositivo capaz de comunicar. Um dispositivo numa rede P2P pode permitir o acesso a qualquer tipo de recurso que possui ao seu dispor, sejam documentos, capacidade de armazenamento, capacidade de processamento ou mesmo o seu operador humano.

P2P são as máquinas individuais com capacidade de fornecer serviços umas às outras. Ao contrário da arquitetura cliente/servidor, redes P2P não dependem de servidores centrais e normalmente trabalham foram do sistema de nomeação da Internet: o DNS. Ao contrário da arquitetura cliente/servidor, redes P2P disponibilizam a rede de interligação plana e interconectada. A tecnologia P2P permite que estas máquinas ajam como clientes e servidores de uma forma dependente da aplicação envolvida.

Um exemplo do P2P é o programa torrent.

Enquanto você esta baixando algo outra pessoa esta baixando de você.

A grande vantagem das redes P2P é da distribuição da responsabilidade de fornecer serviços por todos os pontos da rede. Este fato elimina a falha do serviço devido a um único ponto da rede. Além do mais, redes P2P exploram a disponibilidade da largura de banda usando vários canais de comunicação, e preenchendo a largura de banda da "fronteira" da Internet.

A tecnologia P2P tem a capacidade de disponibilizar recursos com maior robustez a um custo reduzido maximizando os recursos de cada dispositivo ligado à rede. A arquitetura tradicional cliente/servidor é sustida pela adição de largura de banda, equipamento e instalações múltiplas de elevado custo para manter a robustez. Companhias como a Intel já estão a utilizar a tecnologia P2P para reduzir o custo de distribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com