Resíduos Eletrônicos
Por: Laís Fernanda • 31/5/2016 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Laís Fernanda Leite Santos
RESÍDUOS ELETRÔNICOS E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE
Juazeiro - BA
2014
- RESENHA
O avanço da tecnologia resultou em inúmeros impactos em nossa vida. À medida que evoluímos ficamos cada vez mais dependentes dessa ciência, porém quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto ocorre o descarte em aterros sanitários e lixões, o que proporciona um dos mais graves problemas ambientais, o resíduo eletrônico.
O e-lixo, como também é chamado, é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. O problema consiste em quando esse lixo é depositado no meio ambiente, já que possui substâncias químicas – como chumbo, cádmio, antimônio, arsênio, mercúrio, etc. – em sua composição, o que provoca contaminação na água, solo e no ar. Além disso, os materiais que o constituem demoram muito tempo para se decompor.
O fato é que o Brasil não possui leis que tratam de como proceder diante do descarte, tudo fica a critério das empresas e consumidores. As pilhas e baterias são os únicos produtos cujo descarte é regulado por legislação, onde se determina o recolhimento e a posterior reciclagem, caso contenham substâncias tóxicas. E mesmo assim ainda faltam postos de coletas.
Milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo e esse número só tende a crescer exponencialmente. O correto é fazer o descarte em locais apropriados, como cooperativas especializadas nesse tipo de reciclagem e sempre separar o e-lixo do lixo tradicional. Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia, também é válido vender ou até mesmo doar aqueles equipamentos ultrapassados.
Já existe algum avanço na área. As empresas procuram fabricar equipamentos eletrônicos livres de materiais pesados, porém o contrabando inunda o país com produtos de baixo custo mediante uso de materiais nocivos.
O programa StEP (Solving the E-wast Problem) lançado pela ONU é voltado exclusivamente para esse fim e já obtêm significantes estudos – criar padrões globais de processo de reciclagem, aumentar a vida útil e desenvolver mercados para a reutilização desses produtos é apenas o começo. Todavia ainda há um longo caminho a percorrer. E essa trajetória pode começar em nossa consciência.
- MAPA CONCEITUAL
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35]
...