SALDO DE RADIAÇÃO DIURNO EM DOSSÉIS DE BATATA COMO FUNÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL
Por: sarahpandolpho • 28/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 344 Visualizações
SALDO DE RADIAÇÃO DIURNO EM DOSSÉIS DE BATATA COMO FUNÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL
INTRODUÇÃO:
Nos agroecossistemas, a fotossíntese das plantas converte a radiação solar global incidente (Rg) em energia química, parte delas são importantes para o acúmulo de biomassa pelas plantas. A Rg é a principal componente do saldo de radiação (Rn), porque fornece energia para os processos de evapotranspiração, aquecimento e resfriamento do ar e do solo em um cultivo.
A medição do saldo de radiação em dosséis de plantas é onerosa e difícil. Para obter o Rn, é necessário a medição de todos os componentes do balanço de radiação, sendo que nem sempre é possível, devido à falta de equipamentos na área de cultivo e nas estações meteorológicas. Existe excelente dependência linear entre o Rn e Rg, variando os coeficientes de determinação em função da época do ano.
Esse artigo teve como objetivo determinar a relação entre o Rn sobre dosséis de plantas de batata em diferentes épocas de cultivo e fases de desenvolvimento, e a Rg, obtendo modelos lineares que representem essa relação.
MATERIAL E MÉTODOS:
Os experimentos foram conduzidos junto à sede do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O solo do local, é classificado como argissolo vermelho distrófico arênico. O clima local, é subtropical úmido, com verões quentes e sem estação de seca definida. Nos meses de abril a outubro, predominam os excessos hídricos, enquanto nos meses de novembro a fevereiro, as deficiências não são raras.
As medidas de Rn foram realizadas durante os períodos de “final de inverno-primavera” (safra) de 2004 e 2006, “primavera-verão” (safra) de 2005, e de “final de verão-outono” (safrinha) de 2004 a 2007, centro de áreas de cultivo de no mínimo 960 m², utilizando os genótipos de batata Asterix e Macaca. Os dados de Rg foram medidos com piranômetro na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia, distante 30 a 80 m dos experimentos.
O Rn sobre o dossel das plantas de batata foi medido com o auxílio de dois saldos radiômetros não ventilados. Os saldos radiômetros medem o Rn pela diferença entre o que é medido na face superior e na face inferior do equipamento. Esses equipamentos foram conectados a um registrador eletrônico e semanalmente substituiu-se a sílica gel para evitar a condensação de água no interior da cúpula dos sensores. Para fins de cálculo, foram efetuadas as integrações dos totais de Rn e Rg do período diurno das 9 às 16 horas, obtendo-se também a relação entre essas variáveis (Rn*Rg-1) para cada dia.
A data da emergência foi considerada o dia em que 50% das plantas estavam visíveis acima do solo. O início da tuberização (IT) foi determinado a partir dos 21 DAE coletando-se diariamente 2 plantas de cada clone da área central dos experimentos, sendo considerada a data de IT quando 50% das plantas apresentassem pelo menos um tubérculo com 1,0 cm de diâmetro. A data do ponto de colheita (CO) foi considerada quando 100% das plantas completaram o estágio de maturação.
A análise dos resultados foi realizada considerando todos os dados dos anos de cultivo reunidos, bem como separando-se duas épocas de plantio (final de inverno-primavera e outono), dois subperíodos de desenvolvimento (antes da tuberização e após), dois genótipos (Asterix e Macaca) e duas condições de umidade da camada superficial do solo (úmido e seco) para cada ano de cultivo. Na diferenciação das condições de solo úmido ou seco, utilizou-se como critério uma fração de água disponível de 40% (FAD = 0,40), na camada superficial do solo estimava-se 10mm (f = 10 mm). Foram considerados com solo úmido os dias subsequentes às chuvas nos quais a evapotranspiração potencial (ETP) acumulava (não superando 10 mm). Os demais dias foram classificados como dias com superfície de solo seco.
A estatística utilizada para a avaliação do desempenho foi principalmente a raiz quadrada do quadrado médio do erro: RQME = (Σ(si - oi )²/N)0,5 . Em que “s” é o valor estimado, “o” é o valor observado e N é o número de observações utilizado para a validação.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Nos cultivos de final de inverno-primavera os valores de Rg e de Rn apresentaram tendência de aumento ao longo do ciclo da cultura, exceto no final do período experimental de 2005, em que o plantio foi atrasado para o final de outubro devido a problemas de emergência das plantas no plantio em setembro. Foram observados valores de radiação solar global mínimo e máximo de 0,62 e 25,05 MJ m-2 dia-1. Para os cultivos de final de verão-outono ocorreu tendência contrária. O valor mínimo de radiação solar global foi de 0,51 e máximo de 18,14 MJ m-2 dia-1. Essas tendências se devem às respectivas épocas do ano em que foram realizados esses experimentos.
...