TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELETRICAS TEMPORARIAS

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Instalações Elétricas Temporárias

As instalações elétricas temporárias em canteiros de obras são realizadas para ligar as máquinas e iluminar o local de construção, sendo desfeitas quando a obra termina. O simples fato da instalação elétrica de canteiro de obras ser uma instalação temporária não quer dizer que esta dever ser feita sem projeto, sem atenção, sem profissional qualificado, com dispositivos de segurança que não condizem com as normas vigentes ou muitas vezes com “gambiarras” para solucionar problemas de fornecimento de energia elétrica. O projeto deste tipo de instalação, assim como todas outras instalações elétricas, deverá possuir medidas de controle preventivas de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Para que estas instalações sejam seguras é importante o conhecimento prévio do projeto das instalações, carga a ser instalada, localização dos circuitos elétricos e suas ampliações, bem como seus componentes elétricos. O investimento na capacitação, treinamentos, cultura e responsabilidade de todos os profissionais é também de grande importância para que as instalações elétricas temporárias não sejam uma fonte de acidentes no ambiente de trabalho.

Os serviços em instalações elétricas devem ser precedidos de ordens de serviço específicas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mínimo, o tipo, a data, o local e as referências aos procedimentos de trabalho a serem adotados. Os procedimentos de trabalho devem conter, no mínimo, objetivo, campo de aplicação, base técnica, competências e responsabilidades, disposições gerais, medidas de controle e orientações finais. Muitos dos acidentes envolvendo instalações elétricas provisórias ocorrem pela falta de planejamento das instalações e treinamento dos trabalhadores envolvidos. O projeto das instalações elétricas temporárias deverá ter recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), devendo estar atualizado e à disposição das autoridades competentes. Equipamentos elétricos devem estar desligados da tomada quando não estiverem sendo usados. Os serviços de manutenção deverão ser realizados com a máquina desligada.

Os principais tipos de ferimentos e riscos a que os trabalhadores estão submetidos devido à energia elétrica são as eletrocussões, os choques elétricos, as queimaduras e as quedas causadas pelo contato com energia elétrica.

 

  1. Proteção contra choques elétricos

O choque elétrico pode ocorrer através do contato direto e do contado indireto, sendo necessárias medidas preventivas em relação as duas maneiras. A medida de proteção prioritária contra choques elétricos é a desenergização elétrica.

Para que se obtenha um ambiente seguro, antes de trabalhar em um circuito ou máquina, é necessário desligar a fonte de alimentação. Uma vez que o circuito ou máquina tenham sido desligados e desernegizados é preciso garantir que eles não sejam religados inadvertidamente por alguma outra pessoa enquanto o trabalho é desenvolvido. Para isso utiliza-se um travamento físico (cadeado). A utilização de uma sinalização adequada deve informar a todos os trabalhadores que alguém está trabalhando no circuito ou máquina em questão.

Em relação ao contato direto, os trabalhadores devem ser protegidos contra os riscos que possam resultar de um contato com partes vivas da instalação, tais como condutores nus ou descobertos, terminais de equipamentos elétricos e etc.  Essa proteção pode ser feita através da isolação das partes vivas, da utilização de barreiras ou invólucros, obstáculos ou da colocação do equipamento energizado fora de alcance dos trabalhadores.

As linhas aéreas de energia geralmente não são isoladas, fato não percebido pela maioria das pessoas, e representam grande perigo de contato direto aos trabalhadores. Equipamentos como guindastes, gruas, bombas lançadoras de concreto, caminhões basculantes, andaimes metálicos e plataformas elevatórias de trabalho requerem atenção especial quando de sua operação. Para que contatos diretos não ocorram devem-se prever barreiras físicas e observar as distâncias mínimas de segurança das linhas aéreas. Deve-se evitar também armazenar materiais e equipamentos próximos ou sob as linhas aéreas de energia.

As instalações elétricas temporárias devem ser dispostas em locais onde não haja possibilidade de sofrerem choques mecânicos provenientes da movimentação de materiais e máquinas ou possibilidade de contatos acidentais com os trabalhadores.

Em relação ao contato indireto, as medidas de proteção necessárias consistem na instalação adequada de um sistema de aterramento e do dispositivo de proteção a corrente diferencial – residual (DR).  O dispositivo à corrente diferencial-residual (DR) constitui-se no meio mais eficaz de proteção contra choques elétricos. A sua aplicação é específica na proteção contra a corrente de fuga.

  1. Quadros de Distribuição

Os quadros de distribuição devem ser construídos de forma a garantir a proteção dos componentes elétricos contra poeira, umidade, impactos etc., e ter no seu interior o diagrama unifilar do circuito elétrico. Devem ser instalados em locais visíveis, sinalizados e de fácil acesso, não devendo localizarem-se em pontos de passagem de pessoas, materiais e equipamentos. Os materiais que compõem estes quadros deverão ser resistentes a corrosão e não deverão ser materiais combustíveis como madeira como muitos encontrados em canteiros de obras.

 Quando as carcaças dos quadros de distribuição forem condutoras, devem ser devidamente aterradas. Os quadros de distribuição devem ter sinalização de advertência, alertando sobre os riscos presentes naquele local.

A área do quadro principal de distribuição deve ser isolada por anteparos rígidos, sinalizados, de modo que apenas trabalhadores autorizados tenham acesso ao quadro. Essa área deve estar permanentemente limpa, não sendo permitido o depósito de materiais no seu interior.

Outra forma de melhorar a segurança da instalação é adotar quadro de distribuição com dispositivo para cadeados e placas de sinalização para que durante as manutenções dos circuitos elétricos o quadro que alimentará o circuito desligado devido à manutenção mantenha fechado evitando manobras indesejadas e inesperadas pelos trabalhadores da manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com