TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINALIZAÇÃO VIÁRIA E INTERSECÇÕES URBANAS NÃO SEMAFORIZADAS

Por:   •  15/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

SINALIZAÇÃO VIÁRIA E INTERSECÇÕES URBANAS NÃO SEMAFORIZADAS

Componentes: Ana Luiza Moraes Amaral

Bruno De Andrade Bezerra Barbosa

Clara Gabrielle Martins Da Silva

Marcos Antônio Felix Da Silva

Maria Deyliane De Souza Silva

Ueslei Silva Nunes

OUTUBRO/2018

NATAL/RN

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

As interseções, definidas como a área em que duas ou mais vias se unem ou se cruzam, abrangem todo o espaço destinado a facilitar os movimentos dos veículos que por ela circulam e constituem elementos de descontinuidade em qualquer rede viária.

O projeto de interseções deverá assegurar a circulação ordenada dos veículos e manter o nível de serviço da via, garantindo a segurança nas áreas em que as suas correntes de tráfego sofrem a interferência de outras correntes, internas ou externas.

Estudos norte-americanos revelam que, embora apenas uma pequena parcela de um sistema de rodovias seja ocupada por interseções, nelas ocorrem cerca de 60% de todos os acidentes. Este alto número resulta do potencial elevado de conflitos, na junção de duas ou mais rodovias. Além disso, nas interseções a possibilidade de erro humano é mais elevada, pois os motoristas enfrentam uma grande quantidade de decisões: escolha de faixa, velocidade, rota e orientação para execução da manobra desejada, que deve ser executada em espaço e tempo relativamente curtos (DNIT, 2010).

O presente trabalho consiste no diagnóstico da sinalização viária, bem como estudo técnico, em determinada fração urbana na região metropolitana de Natal, a fim de elaborar um projeto que possa auxiliar na promoção de melhoria na mobilidade local.

  1. LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS E CARÊNCIAS

A fração da região urbana da cidade de Natal escolhida para aplicar este estudo compreende uma área de influência de 600 metros, a partir do cruzamento entre a Rua Trairi e a Avenida Mal. Floriano Peixoto, no bairro de Petrópolis, conforme Figura 1, abaixo.

Ressalta-se que a Rua Trairi e a Avenida Mal. Floriano Peixoto são classificadas como Coletora I e Coletora II, respectivamente, auxiliando na distribuição do trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. Desta forma, faz-se necessário analisar as características no entorno do cruzamento entre tais vias, isto é, da sua área de influência. As características dessa área serão mostradas nos tópicos a seguir.

 

Figura 1 – Cruzamento Trairi-Mal. Floriano Peixoto

[pic 2]

Fonte: Google Maps (2018)

  1. RECONHECIMENTO DO SISTEMA VIÁRIO DA ÁREA ESCOLHIDA

  1. Classificação, características e largura das vias

  1. Condições dos passeios públicos, do pavimento e da drenagem

  1. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
  1. CARACTERÍSTICAS PRESENTES NA FRAÇÃO URBANA

Para efetivar o estudo, é importante analisar características na fração urbana que compõem a área analisada, de modo a compreender os fatores que influenciam na dinâmica da mobilidade desta região.

  1. Linhas de transporte público, pontos de parada e pontos de táxi

As linhas de transporte público que atendem a região são 35, 46, 51, 56, 65, 68 e 78A/47. A figura 2, abaixo, mostra a superposição dessas linhas no cruzamento em que foi feito o estudo:

Figura 2 – Superposição das linhas que atendem à região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (377.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com