SISTEMAS OPERACIONAIS
Pesquisas Acadêmicas: SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BETOSAN • 23/7/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
5. Proxy
5.1 Conceitos de Proxy
Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet). Como os endereços locais do computador não são válidos para acessos externos, cabe ao TTP enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando-a para o seu computador.
Todas as requisições feitas ao servidor (o site que você quer acessar) passarão pelo seu proxy. Ao chegar ao site, o IP (Internet Protocol / Protocolo de Internet) do TTP fica registrado no TTP do seu destino e não o seu. É pelo IP que os hackers conseguem invadir computadores, portanto deve-se manter o nível de segurança do seu gateway (porta de ligação com o TTP ) seguro. Os riscos são vários, no entanto, dois deles podem ser enumerados como os mais fortes: ter seu computador invadido ou ter alguém navegando com o seu IP.
O IP funciona como o número da carteira de identidade do seu computador. É ele que determina quem é você na rede; e é por este número que outras pessoas poderão encontrá-lo (caso você possua um endereço FTP para envio de arquivos direto para as suas pastas). O que o proxy faz é mascarar o seu número de IP legítimo para que quando um cracker quiser invadir seu computador, fique mais complicado.
Os proxies ajudam na aceleração do acesso à internet no caso de empresas que precisam de velocidade na hora de navegar. O registro da página acessada fica guardado na sua cache. Com este arquivo já gravado, o próximo acesso fica muito mais rápido uma vez que não será necessário refazer o primeiro reconhecimento do destino.
...