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SLIDES: CURSO DE PRINCÍPIOS DE ROBÓTICA

Por:   •  24/5/2020  •  Seminário  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

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SENSORES, CONTROLADOR E ATUADORES

[pic 1]

REVISÃO DE CIRCUITO ELÉTRICO

VAMOS UTILIZAR O MULTISIM – SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS!!

ESTÁ NA HORA DE CONHECERMOS O ARDUINO

ARDUBLOCK

PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE BLOCOS

CARRO ROBÔ CONTROLADO VIA BLUTOOTH

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[pic 5]

PORTAS LÓGICA OU GATES LÓGICAS

[pic 6]

ALGORITMOS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS DE PROGRAMAÇÃO

DEFINIÇÃO: Conjunto de instruções para resolver um problema – sequência de passos necessária para atingir um objetivo.

É uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.(Wikipédia).

Pseudo-código: Ardublock

Para escrever os algoritmos, utilizaremos a linguagem de blocos: Ardublock e paulatinamente, aprenderemos a linguagem C++.

No Ardublock, utilizaremos imagens que representam comandos, variáveis…

Os comandos são designados por palavras padronizadas em cada linguagem, são as chamadas palavras reservadas e elas serão a base da construção de algoritmos:

pinMode

digitalRead

analogWrite

pulseIn

if

while

for

As palavras reservadas tanto no Ardublock quanto na linguagem C++ seguem uma sintaxe(se refere a forma como as palavras reservadas são escritas). Se a palavra reservada é pinMode, não poderemos escrever Pinmode, pois a instrução está sintaticamente incorreta. Além da sintaxe, as palavras reservadas das linguagens de programação seguem uma semântica(significado do que estamos querendo dizer). Se você quiser que um pino digital funcione como saída não poderá usar o comando: pinMode(pin, Input), pois embora esteja sintaticamente correto o camando, seu significado está errado, uma vez que esse comando significa definir o pino como entrada.

VARIÁVEIS

Vamos analisar o seguinte problema: você tem que ir à padaria comprar queijo, presunto e ovos para fazer uma omelete. Você tem R$ 20,00 e antes de comprar os produtos, tem que saber se o dinheiro vai dar.

Então, você guarda em sua memória os valores de cada produto. O queijo custa R$4,00, o presunto custa R$5,00 e a dúzia de ovos custa R$4,00. Depois você soma os valores de cada um e o total encontrado(R$13,00) também é guardado na sua memória. Por último você subtrai os R$20,00 do valor encontrado e verifica que ainda vai sobrar R$7,00. Então você decide comprar os produtos para fazer o omelete.

Se este problema tivesse que ser resolvido com a ajuda de um computador, da mesma forma que você guardou os valores dos produtos em sua memória, você teria que guardá-los na memória do computador.

[pic 7]

Para armazenar valores na memória do computador são usadas o que chamamos de variáveis.

Olhando o problema da padaria, quantas variáveis teríamos que definir para você poder decidir se comprará os produtos?

Inicialmente você poderia dizer que seriam três variáveis. Entretanto, além de uma variável para cada produto, veja que você precisa guardar quanto dinheiro você tem para gastar, quanto foi o total dos produtos e também o valor da diferença. Portanto, teríamos 6 variáveis ao total.

As VARIÁVEIS são usadas nos algoritmos para poder ARMAZENAR dados relevantes para solucionar o problema. Existem duas informações importantes sobre variáveis:

As variáveis podem MUDAR DE VALOR  ao longo do algoritmo.

As variáveis somente podem conter UM VALOR DE CADA VEZ.

Analisando o nosso problema, certamente o valor do queijo pode mudar, porém ele não poderá ter dois preços ao mesmo tempo.

Abaixo temos alguns exemplos de variáveis declaradas em programas C++ na plataforma arduino:

int buttonState = 0;

int(inteiro) é o tipo de valor que pode ser armazenado na variável declarada buttonState. O valor “0” é o valor inicial atribuído ou armazenado na variável.

Os tipos possíveis para declaração de variáveis na linguagem C++ são:

byte – esse tipo armazena 8 bits(0-255);

int – armazena números inteiros de até 16 bits;

long – armazena números inteiros de até 32 bits;

float – variáveis deste tipo podem armazenar números fracionários de até 32 bits.

String - é uma sequência de caracteres, geralmente utilizada para representar palavras, frases ou textos de um programa.

Char – É utilizado para a representação de caracteres ASCII de 8bits.

Atribuições – quando falamos em atribuição, estamos nos referindo unicamente à ação de colocar valores dentro das variáveis.

Queijo ← R$ 4,00;

Presunto ← R$ 5,00;

Ovos ← Queijo;

Nas duas primeiras expressões, os valores a direita da seta estão sendo atribuídos(armazenados) às respectivas variáveis que estão à esquerda das setas. Na última instrução O valor da variável queijo é atribuído a variável Ovos, logo, deduzimos que os Ovos também custam R$ 4,00!

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