Scr Eletronica De Potencia
Dissertações: Scr Eletronica De Potencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denio191 • 8/12/2014 • 296 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
FUNCIONAMENTO DE UMA LÂMPADA NEON NE-2
a) quando Sw é acionada o capacitor começa a carregar-se através de R, até atingir a tensão de disparo da NE-2;
b) quando ocorre o disparo, a resistência entre os eletrodos da NE-2 torna-se praticamente nula, fazendo com que o capacitor descarregue-se através dela;
c) como resultado, temos a forma de onda mostrada ao lado, onde se observa que o tempo de carga é maior do que o tempo de descarga, levando-se em conta as constantes de tempo RC.
A constante de tempo de carga é:
= RC = (10.103).(1.10_6) = 10ms
Quando a lâmpada neon dispara a resistência entre seus eletrodos é da ordem de alguns ohms, por isso, o tempo de descarga é infinitamente menor.
Dessa forma origina-se uma onda com o aspecto de uma “dente de serra”.
O diodo 1N4002, evita que picos de tensão negativos cheguem ao gate, evitando que o tiristor seja momentaneamente bloqueado, em outras palavras, evita a inversão da corrente de gate.
Se for usada uma lâmpada até 40W não é necessário utilizar um dissipador de calor para o SCR; acima disso um dissipador de calor com bom acoplamento térmico torna-se necessário.
O potenciômetro de 2M2 ajusta a velocidade das piscadas da lâmpada, ou seja, a freqüência. O capacitor a ser utilizado é do tipo cerâmico ou poliéster, com isolação mínima de 400V.
Em virtude do circuito não ser isolado da rede, o mesmo deve ser manuseado com cuidado para evitar choques elétricos.
A figura a seguir mostra o aspecto físico do SCR MCR106-6
O MCR106 é fabricado pela Motorola e apresenta duas tensões de operação:
MCR106-6 – 400V
MCR106-8 – 600V
APLICAÇÃO: ALARME 1
O circuito mostra um dispositivo de alarme simples. Quando qualquer uma das chaves Sw1 a Sw3 (reed-switch) for acionada o SCR dispara, fazendo com que o rele atraque, acionando um alarme.
...