Scrum e Desing Thinking em Produção
Por: Furush o • 2/5/2019 • Ensaio • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 140 Visualizações
Nome: Alvaro Furusho Garcia – 2017018309
Metodologia SCRUM
O Scrum é uma metodologia base para gerenciamento de projetos mais complexos. Este sendo um dos métodos ágeis mais populares no mundo. Uma grande quantidade de empresas hoje em dia acaba abandonando seus modelos tradicionais e migrando para o modelo de trabalho proposto pelo Scrum. Dessa forma, as empresas conseguem possibilitar entregas em menor tempo e com mais valo agregado para o cliente.
A fim de entendermos o Scrum, devemos também entender o conceito proposto pelas metodologias ágeis. Essas surgiram através da necessidade de melhorias na forma com que as soluções de software eram desenvolvidas, tendo como foco principal a satisfação do cliente, tanto do ponto de vista da rapidez quanto da eficácia. A execução mais rápida e eficiente dos projetos de criação de aplicações também é um objetivo claro para os métodos ágeis. Nesse sentido, a administração de equipes de desenvolvimento é feita de maneira mais dinâmica e assertiva.
O modelo Scrum foi inicialmente formalizado para projetos de desenvolvimento de software, mas tem sido aplicado para qualquer âmbito de projetos complexos, e trabalhos inovadores. De acordo com o método Scrum, o desenvolvimento de softwares deve ser trabalhado em três níveis. São eles: Sprint, Release e Product. Assim, os requisitos são transformados em uma lista com os valores do cliente, conhecida como “Product Backlog”, e podem ser mais bem controlados. Um subconjunto dessa lista é criado (o “Release Backlog”), e este é particionado mais uma vez, dando origem ao “Sprint” — uma espécie de acordo de desenvolvimento de funcionalidades, que, depois de aceito pelo time, não pode ser alterado, mesmo com as emergências que podem surgir.
Além disso, o time participa ativamente de diversas decisões, sendo que sua opinião é considerada desde a determinação do tempo para o desenvolvimento de tarefas até às reuniões diárias em busca de dificuldades. O líder de um projeto que utiliza a metodologia Scrum é chamado de Scrum Master. É ele quem proporciona as informações técnicas e trabalha para facilitar a rotina dos desenvolvedores, retirando todos os impedimentos do caminho. Podemos conceituá-lo como o gerente do projeto e o responsável pelo sucesso do time.
Esta metodologia é indicada para gerir todos os processos e tarefas que são difíceis de prever. Por isso, o método é muito utilizado na gestão de serviços de manutenção de sistemas, pois as entregas são feitas por partes, os chamados Sprints, os quais tem um curto período de desenvolvimento e pode-se realizar ajustes nos objetivos com facilidade, a cada novo Sprint.
Ao usar modelo Scrum, os projetos começam a avançar por meio dessa serie de Sprints, que não devem ter mais que um mês de duração, sendo o ideal de duas semanas. É feita uma reunião com os membros da equipe utilizando este método, ao iniciar o Sprint, onde os membros da equipe descobrem quantos itens podem se comprometer. Em seguida, criam um Sprint Backlog, que seria uma lista de tarefas a realizar ao longo do Sprint.
Outra atividade comum em gerenciamento de projetos com Scrum é a retrospectiva do Sprint. Toda a equipe participa dessa reunião, incluindo o Scrum Master e Product Owner. A reunião é uma oportunidade de refletir sobre o Sprint que terminou e identificar oportunidades para melhorar. Em seguida, já é planejado o Sprint seguinte e todos os novos requisitos, constantes no Product Backlog, que serão incluídos no próximo período de desenvolvimento.
Design thinking
A procura por soluções imediatas e melhores resultados são a motivação de vários gestores investirem em técnicas e abordagens. Estas tem o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e, principalmente, desenvolver o pensamento critico e criativo diante dos problemas do dia a dia. A partir disso, o Design thinking tem se fortalecido bastante diante das organizações.
O termo Design thinking se refere a um modelo de criação usado pelo design que, quando levado para outros setores de uma empresa, o design thinking se torna uma nova forma de produzir soluções, por meio da qual muda a maneira de se pensar sobre o produto final. Assim, deixa se de pensar como pensar sobre o produto em si, e passa a priorizar a experiência que ele ira proporcionar.
Este pensamento propõe o desenvolvimento de novos produtos de maneira integrativa e colaborativa entre diferentes áreas e o usuário final. De fato, ocorre um verdadeiro brainstorming, sendo que os responsáveis pelo desenvolvimento tentam se colocar no lugar daqueles que irão usufruir da solução. O resultado é um projeto que tenha como principio a empatia, que busca a compreensão do cenário, percebendo padrões e oportunidades.
...