Think - o Livro
Seminário: Think - o Livro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dominguesluciano • 29/9/2013 • Seminário • 397 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
Think - o Livro
O Livro
Autor: Michael R. Legault
Ano: 2006
Utilizando alguns exemplos práticos o autor expoe sua visão 100% RACIONAL do mundo e defende sua teoria de que o ser humano DEIXOU DE PENSAR CRITICAMENTE.
Contudo, apesar desses exemplos, talvez para reforçar sua tese ele tenha estendido e aprofundado tanto sua defesa, apesar de ótimos pontos de vista as idéias e descrições tornam-se complexas.
Utiliza-se de outro fenômeno exposto por Malcom Gladwell, no livro Blink - que defende a tomada de decisões baseadas na intuição e emoção – para elaborar sua crítica à sociedade, economia, educação e mercado.
A problemática
É O DECLÍNIO DO PENSAMENTO CRÍTICO E OS REFLEXOS NA SOCIEDADE, seja no âmbito profissional, econômico ou educacional, nas áreas de humanas e exatas. O indivíduo não raciocina de forma crítica e logo não se desenvolve, gerando um fenômeno presente na sociedade atual que precisa ser revertido, antes que seja tarde.
Reflexos:
Economia enfraquecida
Educação medíocre
Indústria/mercado ultrapassados
Profissionais e mercados ineficazes, incapazes de otimizar lucros
Sociedade estagnada, sem avanços
Redução da leitura como uma atividade cotidiana
Aumento na audiência de mídias medíocres (principalmente Televisão)
Falta de objetividade
Conformismo e comodismo
Excesso de informação e a facilidade da proliferação
Falta de senso crítico, logo, capacidade analítica
Kourus
A aquisição de uma réplica no lugar da original,
pelo museu J. Paul Getty em Los Angeles é usada
como principal ponto para o Autor expor seu ponto de vista, a fim de desbancar o ponto de vista
do autor de Blink, Malcomn Gladwell.
Gladwell faz apologia a “Falácia do falso dilema” – proposição alternativa apresentada de tal forma que parece que apenas uma das opções é verdadeira.
A análise profunda e crítica, a pesquisa, a utilização de métodos e o pensamento crítico comprovaram a “primeira impressão” do Diretor do museu ao desconfiar inicialmente da estátua
Exemplos aprofundados
Oportunidade de mercado perdida pela General Motors para a Nissan por falta de uma tomada de decisões críticas e analitícas, enfatizando a engenharia de peças complexas, caras e ineficientes – que deu inicio ao declinio da industria automobilistica norte-americana;
Posturas politicamente corretas, exemplificando Lawrence Summers, presidente de Harvard que desculpou-se em público
...