Visão Geral Sobre O Scrum
Artigo: Visão Geral Sobre O Scrum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Halmenschlager10 • 17/11/2013 • 996 Palavras (4 Páginas) • 647 Visualizações
Visão geral do Scrum
Scrum é um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível. Scrum é:
* Leve
* Simples de entender
* Extremamente difícil de dominar
Scrum é um framework estrutural que está sendo usada para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos desde o início de 1990 e que foi desenvolvido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, de modo que você possa melhorá-las.
Teoria do Scrum
Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.
Três pilares apóiam a implementação de controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação.
Transparência
Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Esta transparência requer aspectos definidos por um padrão comum para que os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto.
Por exemplo:
* Uma linguagem comum referindo-se ao processo deve ser compartilhada por todos os participantes;
* Uma definição comum de “Pronto” deve ser compartilhada por aqueles que realizam o trabalho e por aqueles que aceitam o resultado do trabalho.
Inspeção
Os usuários Scrum devem, frequentemente, inspecionar os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo, para detectar indesejáveis variações. Esta inspeção,não deve no entanto, ser tão freqüente que atrapalhe a própria execução das tarefas. As inspeções são mais benéficas quando realizadas de forma diligente por inspetores especializados no trabalho a se verificar.
Adaptação
Se um inspetor determina que um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado. O ajuste deve ser realizado o mais breve possível para minimizar mais desvios.
O Scrum prescreve quatro oportunidades formais para inspeção e adaptação, como descrito na seção Eventos do Scrum deste documento:
* Reunião de planejamento da Sprint
* Reunião diária(originária do Daily Scrum)
* Reunião de revisão da Sprint
* Retrospectiva da Sprint
O Time Scrum
O Time Scrum é composto pelo Product Owner, a Equipe de Desenvolvimento e o Scrum Master. Times Scrum são auto-organizáveis e multifuncionais. Equipes auto-organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho, em vez de serem dirigidos por outros de fora da equipe. Equipes multifuncionais possuem todas as competências necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe. O modelo de equipe no Scrum é projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade.
Times Scrum entregam produtos de forma iterativa e incremental, maximizando as oportunidades de realimentação. Entregas incrementais de produto “Pronto” garantem que uma versão potencialmente funcional do produto do trabalho esteja sempre disponível.
O Product Owner
O Product Owner, ou dono do produto, é o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de Desenvolvimento. Como isso é feito pode variar amplamente através das organizações, Times Scrum e indivíduos.
O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto. O gerenciamento do Backlog do Produto
...