Segurança de Porta Com Leitor Biométrico e Utilização Web
Por: ronyguimaraes • 25/4/2017 • Artigo • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
Segurança de porta com leitor biométrico e utilização web
Jackson José Bastos das Neves [jacksonj.b.neves@hotmail.com], Odimar Rocha Monteiro [odimarrocha@gmail.com], Rodrigo Souza de Jesus [lashsouza6@gmail.com], Rony Bezerra Guimarães [ronyguimaraes@outlook.com]
ESTÁCIO - IESAM – Av. Gov. José Malcher, 1148, Nazaré – Belém – PA
Resumo ⎯ Este artigo apresenta um sistema de controle de acesso residencial seguro e de baixo custo. Para isso, será utilizado um leitor biométrico em conjunto com uma trava elétrica que, ligada a um microcontrolador, por intermédio de um software, realizará o controle de acesso físico à residência, o sistema também conta com alarme e um aplicativo para smartphones que será utilizado para gerenciar quem destravou a porta e alertar o usuário em caso de arrombamento da porta e invasão domiciliar.
Palavras-chaves ⎯ Segurança, Leitor Biométrico, Placa Controladora, Microcontrolador, Software, Alarme, Internet, Telegram.
- Introdução
Atualmente, o índice de furtos a residência vem aumentando constantemente, por isso surge a necessidade de ter um sistema que possibilite o controle de acesso à residência através de um leitor biométrico. O uso da biometria traz uma inovação ao mercado de segurança residencial, pois a digital é algo pessoal e intransferível, e não corremos o risco de esquecer ou perder. Segundo MARTINS,2009 “O termo biometria significa medição biológica, ou seja, é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa. O princípio básico desta técnica para identificação é: seu corpo, sua senha.”[1].
Neste sentido, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de controle de porta similar aos já existentes, porém, mais seguro e que seja acessível a maior parte da população, já que o uso de chaves e fechaduras não está sendo tão eficazes contra os furtos. O sistema possibilita o controle de acesso a uma residência utilizando a digital, por intermédio da leitura biométrica. O sistema conta com uma placa controladora que em conjunto com o sensor biométrico gerencia todos os cadastros dos moradores, assim, fazendo com que só pessoas cadastradas tenham a permissão de destravar a porta. E por fim o sistema utiliza um aplicativo de mensagem instantânea para Smartphones, o Telegram, para gerenciar quem destravou a porta e alertar o morador, em caso de arrombamento da porta e invasão residencial, além de soar o alarme instalado na sua residência.
- Metodologia
A elaboração do sistema de segurança é bastante complexa, desde o ato de inserir o dedo no sensor biométrico, até o envio da mensagem para o morador. Teremos várias etapas, começando pelo cadastro dos moradores, utilizando o sensor que tem a grande responsabilidade de ler o dedo do indivíduo e armazenar sua digital no banco de dados do sensor biométrico. Após o cadastro, qualquer pessoa que deseje abrir a porta, ao colocar seu dedo no sensor, o mesmo irá ler a digital e interpretar os dados do scanner do sensor e verificar se aquela informa existe no banco de dados, sendo assim, através da placa microcontroladora, o sistema de abrir e fechar a porta será acionado, permitindo a abertura ou não da porta, e exibindo no display a mensagem “Entrada Permitida” ou “Entrada Negada”, neste mesmo momento será enviada uma notificação através de uma Shield Ethernet, que trabalha em conjunto com a placa microcontroladora, para o morador que receberá através do aplicativo Telegram que já estará instalado no seu Smartphone, essa notificação contem: nome, hora e data que a pessoa entrou ou o alerta de que alguém não autorizado está tentando destravar a porta. O sistema também conta com um circuito de segurança, que tem a capacidade de soar um alarme caso haja uma tentativa de arrombamento da porta. E em caso de ausência de energia os circuitos serão alimentados por uma bateria externa.
- Desenvolvimento
Foi confeccionada uma placa de circuito impresso onde foram conectados todos os itens eletrônicos do sistema. Os materiais utilizados para a confecção da placa foram: placa de fenolite, diagrama do projeto impresso em papel couchê, solução de percloreto de ferro, perfurador de placa, solda e ferro de solda. Já os itens eletrônicos foram: resistores, led’s, LM (regulador de tensão), capacitor (cerâmico e eletrolítico), botão, etc.
Os demais materias que compõe o sistema são: sensor biométrico, trava elétrica, alarme, fonte e bateria.
Segue abaixo a simulação da placa microcontroladora.
[pic 1]
Fig. 02 – Simulação da placa de circuito impresso.
- Scanner biométrico
Ele armazena fotos do dedo, escolhido pelo usuário, na sua própria memória, quando é feito o reconhecimento, ele faz comparação entre os pontos das fotos guardadas, e a que foi batida no momento e guardada no buffer, isso tudo através do Algoritmo do próprio sensor, o SmackFinger 3.0. Este é um algoritmo muito rápido e eficiente na sua precisão de identificação. A fig.02 mostra os detalhes dos pontos.
...